A campanha do Outubro Rosa da secretaria de Saúde de Rolândia promoveu diversas ações de conscientização, divulgação e incentivo para que as mulheres façam a coleta do preventivo, exame de toque e mamografia para prevenir e diagnosticar o câncer precocemente. A iniciativa deu um resultado positivo e, até a semana passada, a secretaria conseguiu contabilizar 1014 exames.
No levantamento da Saúde, do início de outubro até a última sexta (20), 527 mulheres haviam realizado coletas de preventivo. Destas, 430 também fizeram ou agendaram mamografias. No último sábado (21), na campanha especial de coleta do preventivo em todas as UBSs, foram realizados 342 exames. Na segunda (23), em que as UBSs funcionaram em horário estendido, foram realizados mais 142 exames. Após essas ações, o número total de exames no mês quase dobrou, chegando a marca de 1014 exames até o momento. Nos outros meses, são realizados, em média, até 250 exames.
Esse alto número foi um recorde para a secretaria, como explicou Josieli Bazoni, coordenadora de Saúde da Mulher. “Nós estamos muito felizes com o resultado, isso prova que quando a gente trabalha com parcerias, é uma coisa que funciona”, declarou. Até então, o número mais alto de exames foi de 649 preventivos em março deste ano. “É o esforço, dedicação de todo mundo, dos funcionários e a questão de divulgação, sempre focando na prevenção, que é o melhor remédio”, afirmou Josieli.
Josieli contou que todas as mulheres que realizaram a coleta do preventivo também passaram pelo exame de toque ou agendaram sua mamografia, procedimento indicado a partir dos 35 anos para mulheres com histórico de câncer na família e 40 anos para as demais. O resultado do preventivo leva de 30 a 40 dias, em casos de urgência, quando se nota um possível problema durante a coleta, o exame fica pronto em até uma semana. O agendamento da mamografia leva até um mês e em outubro, já foram realizadas 430, número também alto comparado a média geral de cerca de 200 mamografias mensais.
A coordenadora ainda destacou que as mulheres que não estão em dia com os exames podem procurar as UBSs a qualquer momento, independentemente da campanha do Outubro Rosa. “A divulgação é maior no mês de outubro, mas a gente trabalha com a prevenção o ano inteiro”, ressaltou.
A coordenadora também lembrou que o medo é inimigo da prevenção, detecção e tratamento precoce do câncer de mama e de colo de útero. “Quando você detecta precocemente qualquer uma dessas doenças, há um tratamento”, alertou. “Mas quando as pessoas têm medo, evitam ir ao médico, evitam fazer exames, infelizmente, a situação torna-se pior”, concluiu.
Saúde fecha Outubro Rosa nesta segunda
Para encerrar a campanha do Outubro Rosa, a secretaria de Saúde de Rolândia está oferecendo para os funcionários, empresas parceiras e, para a comunidade em geral, uma palestra que será realizada nesta segunda-feira (30), a partir das 19 horas, no Centro Cultural Nanuk.
Com o tema “Prevenção do Câncer de Mama e Colo Uterino”, a palestra vai ser ministrada pela Dra. Crislaine Erika Pelegrini da Silva, ginecologista e obstetra. A campanha de Outubro Rosa da Saúde teve como parceiros a Labormed, Ultra X, Farmácia Primaflora, Farmácia Biofórmula, Supermercados Boa Compra e Locatelli.