A realidade mora no íntimo

Por Humberto Xavier Rodrigues

Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Salmos 27:4.

“Uma coisa” é uma expressão que possui uma carga bastante significativa. Ela foi usada numa conversa de Jesus com o jovem rico, que confiava em sua própria riqueza: E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Marcos 10:21.

Este jovem carregava uma “boa” camada de religiosidade e de uma vida “santa”. Entretanto, como tudo aquilo que é aparente, quando submetido à pressão tende a cair por terra, dando lugar à realidade, ele, no íntimo, escondia o seu deus, chamado riqueza.

Jesus não estava interessado no dinheiro deste jovem, mas em levá-lo a considerar o fundamento de sua confiança: Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento. 1 Timóteo 6:17.

Não basta ter uma boa aparência, mas uma realidade que brota do íntimo do coração: Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva (João 7:38). A fé repousa na fidelidade de Deus. Crer significa que podemos confiar em Deus de todo o nosso coração.

Em outra ocasião, disse Jesus à ansiosa Marta: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa Lucas 10:41,42a. No entanto, Jesus não estava advogando a preguiça e sim o essencial. Aparentemente, Marta estava fazendo um “bom” serviço; como é bom servir a Jesus! Mas, neste momento o essencial era estar ouvindo o próprio Jesus.

O serviço prestado por Marta era do seu jeito, e o da sua irmã, era da maneira de Deus. Então, podemos servir ao Senhor de duas formas: do nosso jeito ou do jeito de Deus. Do nosso jeito gera ansiedade, do jeito de Deus gera descanso. Maria escolheu servir a Jesus do jeito Dele. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos”; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento]. Mateus 9:13.

Que Deus fale em nossos corações!

Amém!

Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.

Picture of Humberto Xavier

Humberto Xavier

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Religião

Como escapar

Por Humberto Xavier Rodrigues O propósito eterno de Deus é o Seu Filho. Para tal, Deus tem como objetivo reunir todas as coisas na Pessoa

Cultura

Senna

Por Samuel M. Bertoco Primeiro um off: Tá rolando na internet uma espécie de “cancelamento” do Senna, algo “como podem achar um piloto de F1

literatura

Um tesouro quase de ouro

Sobrelinhas – por Raquel Lopes Rondina Quando ouvimos falar em tesouro, geralmente pensamos nas histórias de piratas com baús, joias, moedas, colares de pérola, mas…