Por Samuel M. Bertoco
Existe uma máxima no cinema de que o comediante faz drama, mas o ator dramático não faz comédia. Realmente existe um timing de piada que o ator dramático na maioria das vezes não tem, mas também não adianta esperar do Leandro Hassum um Oscar fazendo um filme do Scorsese. Mas tem quem consegue, então vamos lembrar aqui uns comediantes que mandaram bem na choradeira – ah e não vale os caras que já permeiam os dois mundos, como Will Smith e Robin Willians da vida.
- Adam Sandler: De prima um que poderia, inclusive, abandonar a comédia e focar no drama. Até porque tirando uma meia dúzia de filmes engraçados, a grande maioria das comédias desse cara envelheceu bem mal e não tem a menor graça hoje – e nem suas tentativas atuais de se atualizar. Mas lá no longínquo 2002 quando suas comédionas estavam em alta ele já tinha demonstrado um “olha láaa” em Embriagado de Amor, mas em 2019 ele amassou em Joias Brutas, um filme brutal no qual ele foi injusta e totalmente ignorado pelo Oscar.
- Steve Carell: Outro que vem de comédias bem pastelonas como o ótimo The Office e o terrivelmente engraçado Virgem de 40 Anos. Em 2014 Steve surpreendeu na pele do milionário assassino Steve DuPond em FoxCatcher, filme baseado numa história real de uns atletas de luta grega, chegando a ser indicado ao Oscar. Também é avassalador na pele de um âncora de jornal abusador em Morning Show. Esse aí acho que não volta mais pra comédia.
- Whoopi Goldberg: A eterna freira fake de Mudança de Hábito foi muito famosa nos EUA pelos shows de comédia, mas de vez em quando se aventurava no drama, como em Cor Púrpura e Ghost – aliás quase sempre que fazia isso abocanhava um prêmio.
- Jim Carrey: Provavelmente o ator de comédia que mais me fez rir, confesso que Jim não tem o alcance de atuação de um Carrell ou da Whoopi, mas ele manda muito bem quando se aventura no drama. Show de Trumam é um espetáculo de filme e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças é uma obra prima.
Samuel M. Bertoco é formado em Marketing e Publicidade