Por Samuel M. Bertoco
Casagrande anunciou nesta quarta-feira sua saída do time de comentaristas de esporte da TV Globo depois de 25 anos. Ciclos se encerram, é normal. Mas também é destacável o fato de em um ano de Copa e num país de clima bem tenso por conta das eleições, um comentarista com fortes opiniões políticas foi dispensado dos seus serviços.
Segundo ele mesmo, jamais foi censurado, mas era visível o desconforto de seus superiores com suas constates críticas ao país e suas declarações de cunho político nas transmissões. As fortes críticas que vem tecendo a Neymar e a seleção brasileira nos últimos tempos acabou sendo a gota d´água numa relação já bem desgastada.
A Globo é, no mínimo, chapa branca. Preza pelo entretenimento e nunca gostou que seus apresentadores e comentaristas tecessem comentários políticos. Mesmo figuras do tamanho de Faustão e Jô Soares já foram repreendidos internamente por se posicionarem mais fortemente por algum assunto. A cada da Globo sempre foi os Tiagos Liferts da vida…que disse que política e futebol não podem se misturar e falou abertamente ser contra atletas profissionais expressarem seus posicionamentos. Tiago saiu da Globo, não trabalha – não que precise – e virou uma espécie de comentarista de redes sociais alheias.
Eu tenho – muitas – ressalvas com Casão. Acho que ele realmente já comentou melhor e – mesmo falando só de futebol – tem hora que parece só um velho chato. Além de ter o mesmo problema da grande maioria dos comentaristas: Fora o Flamengo e Corinthians, eles só conhecem os times por cima, ele mesmo esses dias falou um absurdo dum jogador do Palmeiras que eu pensei – esses caras não dão meia estudadinha nos elencos pra ir trabalhar. Também acho que ele pegou birra do Neymar às vezes pesa a mão demasiadamente. Só que ele entende do riscado, tem boa leitura tática dos jogos e entende bem o momento dos jogadores durante os 90min. E claro, se posiciona. Num país onde política é futebol, futebol é religião e religião é política, tudo se mistura, nada mais natural que se fale sobre tudo.
Casagrande Jr. não vai sumir, vai comentar em outro lugar do mesmo jeito que faz, que foi o que levou e o tirou da Globo.
Samuel M. Bertoco é formado em Marketing e Publicidade