Pesquisar
Close this search box.

Coisas do coração

Sobrelinhas – por Carla Kühlewein

“O coração fica sempre no mesmo lugar?”. Essa é a pergunta que a curiosa Valentina faz para sua mãe, bem no início do livro ‘Os tamanhos do coração’, escrito por Elena Zuria Eggerte e sensivelmente ilustrado por Lucas Pessoa.


Em um primeiro momento, a dúvida da menina pode soar descabida, afinal (diriam os adultos) o coração não sai do lugar e fim de papo! Será mesmo?


O livro de Eggerte e Pessoa é daqueles especiais, feito por quem realmente entende de infância. Daqueles que sabem bem como tratar eventos complexos da vida na perspectiva peculiar de uma criança, como as batidas do coração: “Quando fecha os olhos, no abraço de sua mãe, repara nas batidas do seu coração. Às vezes, tem um som forte, outras vezes é bem baixinho. Às vezes são batidas rápidas, e em outras vai bem devagar.”


Com ajuda de uma situação inusitada com o gatinho Silas e de uma visita ao hospital com a avó, a pequena Valentina desenvolve uma lógica interessante: “Quando ela ficava triste, seu coração batia forte. Quando ela ficava assustada, seu coração batia forte. Quando ela ficava empolgada, seu coração batia forte também. E, como disse a mãe dela, quando estava contente, seu coração ficava grande”. E não é que a pequenina parece ter razão?


Quem nunca reparou nas batidas do coração que atire a primeira pedra! Aliás, com que frequência você tem feito isso? A urgência das coisas externas toma tanto nosso tempo que mal podemos reparar no que se passa cá dentro… Quando se trata de coisas do coração, nada melhor que reflexões divertidas e inusitadas de uma criança pra refrescar nossa memória. Afinal, no dia a dia da fase adulta sem graça, uma pitada de imaginação não faz mal a ninguém.


Seja como for, grande ou pequeno, o coração está sempre a nos impulsionar vida afora, sem demora.
O livro “Os tamanhos do coração” está disponível na Biblioteca Gralha Azul, organizada pela Editora ABC Projetos Culturais. O acervo é digital, gratuito e composto por escritores e ilustradores paranaenses. Para ouvir/ler basta acessar o link: https://bibliotecagralhaazul.com.br/os-tamanhos-do-coracao/

Carla Kühlewein é graduada em Letras Vernáculas e Clássicas (UEL), Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (Unesp) e Doutora em Literatura e Vida Social (Unesp).

Picture of Carla Kühlewein

Carla Kühlewein

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Religião

Agradáveis em Cristo

Por Humberto Xavier Rodrigues E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:17 A

Cultura

Heróis mal adaptados

Por Samuel M. Bertoco Hoje vamos de nerdices. Não é fácil adaptar alguns heróis e histórias em quadrinhos pro live-action, tanto Marvel, como Fox ou

Religião

Só Jesus pode nos ajudar

Por Humberto Xavier Rodrigues Como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se

literatura

CAÇANDO TEMPO

Sobrelinhas – por Carla Kühlewein Se tem algo que definitivamente nos atropela é o tempo. Impiedoso, ele parece transformar dias, horas minutos em meros segundos.