Por Humberto Xavier Rodrigues

Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Galatas 2:19-20.
O homem sem Cristo carrega dentro de si um incômodo problema: “uma velha natureza com seus frutos”, herança da matriz adulterada. Vamos admitir que descuidadamente um impressor, na composição da matriz de um livro, deixasse passar erros graves que mudassem completamente o sentido dos pensamentos do autor.
Esses erros se reproduziriam na impressão tantas vezes quanto fosse o número de exemplares publicados. A melhor encadernação não mudaria nada. Para que o texto voltasse a ser fiel teria de ser impresso uma nova edição a partir de uma nova matriz.
Assim foi com o primeiro homem, adulterado pelo pecado. Com essa matriz adulterada, todos os homens nascem adulterados: Jeremias 18:4, Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. No entanto, em Cristo, a matriz adulterada foi concertada. Nele morre a velha vida, que foi adulterada, e, na ressureição, feitos uma nova criação.
Jesus veio salvar a todos aqueles que creem e assim, nos fazer novas criaturas: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5:17. Apocalipse 21:5, E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
Assim como, o primeiro homem ( Adão ) foi adulterado, Jesus interveio redentoramente para concertar aquilo que foi adulterado. Ele fez provisão em favor do homem gratuitamente, graça que reina soberanamente pela justiça para a vida eterna.
Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.Romanos 5:17. A justiça aqui contemplada é aquela adquirida pelo nosso Senhor Jesus Cristo, cuja obediência completa comprou o direito à vida eterna para todos quantos Nele cressem. Que sejamos encontrados em Cristo. Que assim seja!!!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.



