Por Samuel M. Bertoco
Vamos celebrar o dia mundial do Rock – que na verdade só é celebrado aqui no Brasil – lembrando alguns filmes bons – ou nem tanto – sobre o gênero mais rebelde – nem tanto mais também – da música. Lembrando que não vou jogar aqui biografias escancaradas de bandas e cantores – tem milhares.
- Rockstar: Esse filme é um clássico da década passada e um dos meus filmes favoritos sobre música. Izzy é vocalista cover da Steel Dragon, banda famosíssima – fictícia – de Rock n Roll, quando recebe uma ligação dos caras para substituir o vocalista original. A transformação de um jovem que realiza seu grande sonho pra uma celebridade babaca, drogada e alheia acontece de forma muito natural no filme, mas o mais legal são as músicas originais escritas pro filme.
- Yesterday: O que aconteceria se só você, no mundo todo, conhecesse os Beatles? Esse é o plot de um dos filmes originais mais bacanas sobre música. Um cantor acorda um dia e percebe que o mundo inteiro esqueceu as músicas dos Beatles e simplesmente começa a tocá-las como se fossem suas, sucesso garantido, malandro, né? Ah, também existe outro sacrilégio, as pessoas também esqueceram a Coca Cola.
- Alta Fidelidade: Outro clássico dos anos 2000. Um filme com uma estranheza na medida. Rob é um dono de uma loja de música que, depois de sua mulher o abandonar, passa a questionar seus valores. A trilha sonora é sensacional.
- Quase famosos: Reza a lenda que é uma espécie de auto bibliografia fantasiosa do diretor Cameron Crowe, seja lá o que isso queira dizer.
Mas o filme retrata muito bem – segundo vários músicos – a carreira de bandas semi-famosas que permeavam os EUA nos anos 70 fazendo shows meia bocas e sendo seguidas por meia dúzia de fãs. - Nasce uma Estrela: Fechando com guitarra de ouro, o filme sobre o astro de rock que se apaixona pela desconhecida, que vira estrela pop já foi filmado e refilmado e ganhou uma versão indispensável pelos amantes da música com o casal vivido por Lady Gaga e Bradley Cooper.
- Menções: The Wonders, Detroit Rock City, Rock of Ages, A encruzilhada
Samuel M. Bertoco é formado em Marketing e Publicidade