FIDELIDADE

Por Monsenhor José Ágius

“Quem Ă© fiel nas pequenas coisas, tambĂ©m Ă© fiel nas grandes” (Lucas 16, 10-13). Neste versĂ­culo do Evangelho, Jesus demonstra a todos os cristĂŁos a necessidade urgente de praticar boas obras, mesmo que sejam pequenas. PorĂ©m, acrescentando que essas boas obras devem ser realizadas proporcionalmente aos dons recebidos. O que Deus nos pede comumente Ă© a fidelidade no pouco; as coisas grandes sĂŁo isoladas e somente apresentam-se em poucas ocasiĂ”es: os casos raros, as açÔes de relevĂąncia, as atitudes heroicas ou quase heroicas nĂŁo nos sĂŁo pedidas todos os dias, mas em pouquĂ­ssimas ocasiĂ”es.


No entanto, todos os dias se apresentam as ocasiÔes nas quais devemos manter fidelidade nas coisas mais simples, nas coisas que indefectivelmente devemos realizar, mas que o Senhor espera e nos pede que realizemos com fidelidade à sua vontade divina, em conformidade com o plano que o Senhor tem a nosso respeito. Nós somente seremos bons se formos fiéis nessas coisas pequenas e mesmo insignificantes; somente seremos bons quando formos fiéis em tudo, sem fazer distinção entre se é importante ou não o é aquilo que fazemos, uma vez que a fidelidade deve ser guardada não porque seja ou não importante, mas porque é a vontade de Deus.


“A quem muito se deu, muito lhe serĂĄ exigido”: expressa a seriedade da responsabilidade e isto Ă© de justiça elementar. Sem dĂșvida nenhuma, nĂłs estamos entre estes a quem Deus deu muito e consequentemente Deus nos pedirĂĄ conta exata daquilo que depositou em nĂłs. Deus nos constituirĂĄ sobre o muito pelo pouco que nĂłs tenhamos podido oferecer. Deus farĂĄ em nĂłs grandes coisas como as fez com a humilde Virgem de NazarĂ©. Deus Ă© maravilhoso na generosidade com que corresponde aos que se entregam a ele; ele jamais se deixa superar em generosidade.

Amém.

Monsenhor José Ágius

Foto de Monsenhor José Agius Monsenhor

Monsenhor José Agius Monsenhor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

ReligiĂŁo

Habitados por Cristo

Por Humberto Xavier Rodrigues Naquele dia, vĂłs conhecereis que eu estou em meu Pai, e vĂłs, em mim, e eu, em vĂłs. Aquele que tem

Cultura

Robert Redford: Bom, nem mais, nem menos

Por Samuel M. Bertoco Existem alguns atores que ficam marcados por estereótipos, alguns com verdade, outros não: “Essa atriz loira, alta e linda? Não te