Guerra e Paz

Por Monsenhor José Ágius

Há uma indagação de Jesus no evangelho escrito por São Lucas 12,51 que nos confunde: “Julgais que vim trazer paz à terra”. Mas, não podemos interpretar mal esta frase do evangelho. Jesus veio para trazer a guerra contra nós mesmos, contra nossos instintos, contra nossas paixões. Contra nosso orgulho e egoísmo; mas não veio para nos trazer a guerra contra os outros ou as outras.


Se conosco devemos ser exigentes, com os outros devemos nos mostrar tolerantes. Se conosco devemos ser duros, com os outros devemos ser suaves. Se conosco devemos ser difíceis em achar justificativas para nossas ações, com os outros devemos ser compreensivos.


Guerra contra nós mesmos, paz com os outros. Guerra contra nós mesmos, não permitindo certas reações que poderão ser muito naturais, mas que por isso mesmo são muito pouco sobrenaturais. Paz para com os outros, oferecendo-lhes sempre bondade, doçura, amabilidade e boas maneiras.


Exija de você mesmo sempre mais, mas não seja exigente para com os outros, pois você desconhece suas possibilidades.

Monsenhor José Ágius

Picture of Monsenhor José Agius Monsenhor

Monsenhor José Agius Monsenhor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Religião

Como escapar

Por Humberto Xavier Rodrigues O propósito eterno de Deus é o Seu Filho. Para tal, Deus tem como objetivo reunir todas as coisas na Pessoa

Cultura

Senna

Por Samuel M. Bertoco Primeiro um off: Tá rolando na internet uma espécie de “cancelamento” do Senna, algo “como podem achar um piloto de F1

literatura

Um tesouro quase de ouro

Sobrelinhas – por Raquel Lopes Rondina Quando ouvimos falar em tesouro, geralmente pensamos nas histórias de piratas com baús, joias, moedas, colares de pérola, mas…