Marketplace

Empreendendo – por João Neto

Quando falamos em compras, uma ida até o shopping nos proporciona uma grande variedade de produtos a nossa disposição. Com várias lojas diferentes concentradas em um local, é possível escolher os melhores itens, seja pelo preço ou pela qualidade. Em um marketplace, não é muito diferente. Porém, quando falamos especificamente do ambiente virtual, existem diversas vantagens tanto para quem compra como para quem vende. E você? Quer vender mais através do marketplace? Confira algumas dicas:

O que é Marketplace?
A palavra marketplace significa, basicamente, mercado. Na prática, funciona como um shopping na internet.

Resumindo, é um site que permite que diversos vendedores de empresas diferentes apresentem as suas ofertas, seus produtos e serviços.

Portanto, trata-se de uma rede cujos vendedores podem fazer suas ofertas dentro do mesmo site. Em outras palavras, é como um shopping online cujos visitantes têm acesso a várias lojas.

Para quem compra, está sempre no mesmo site, idêntica a uma loja virtual, porém com o diferencial de ter acesso a centenas de vendedores em um único site. Mas, ao finalizar a compra, estas se desdobram para cada vendedor (empresa)

Qualquer pessoa pode vender em um marketplace, desde que respeite as regras de ingresso de cada plataforma.

Como funciona um marketplace?

100% virtual, os marketplaces oferecem a estrutura necessária para receber os compradores, desde a disposição dos produtos, o cadastro, fotos e descrições. Métodos de pagamento e logística de entrega também são dois fatores que entram nessa conta e tornam a decisão de optar por um marketplace.

Para começar a vender basicamente, você deverá fazer um cadastro da sua empresa e dos seus produtos. O Marketplace cobra uma taxa de comissão da empresa que oferece seus produtos nela. A comissão, normalmente, é por venda realizada.

Também existe um prazo que varia de 02 a 45 dias, a partir da postagem ou entrega do produto vendido, para liberação dos valores que você recebe em vendas. Este prazo é uma maneira de garantir que você vai atender devidamente aos clientes.

Diferença entre Marketplace e loja virtual
Lojas virtuais e marketplaces, são modelos de negócios diferentes. O marketplace pode ser comparado a um shopping online, já a loja virtual é apenas uma única loja na internet.

Enquanto uma loja virtual só tem só um dono, um marketplace reúne muitas lojas, de diferentes donos, que podem, inclusive, vender produtos iguais a preços diferentes.

Loja virtual: trata-se de um site independente. Neste modelo, é possível personalizar o site de acordo com a identidade da marca.

Marketplace: É uma outra empresa comandando suas vendas, o próprio marketplace cuida da sua divulgação, gerando muito mais visibilidade e credibilidade para marcas menos conhecidas.

E você? Tem uma loja com capacidade de atender mais clientes? Agora que você já tem mais informações de como funciona este modelo de negócio, bora empreender!

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Picture of João Vidotto Neto

João Vidotto Neto

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Religião

Como escapar

Por Humberto Xavier Rodrigues O propósito eterno de Deus é o Seu Filho. Para tal, Deus tem como objetivo reunir todas as coisas na Pessoa

Cultura

Senna

Por Samuel M. Bertoco Primeiro um off: Tá rolando na internet uma espécie de “cancelamento” do Senna, algo “como podem achar um piloto de F1

literatura

Um tesouro quase de ouro

Sobrelinhas – por Raquel Lopes Rondina Quando ouvimos falar em tesouro, geralmente pensamos nas histórias de piratas com baús, joias, moedas, colares de pérola, mas…