Por Humberto Xavier Rodrigues
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14.
Muitos de nós temos uma forte tendência de ficarmos olhando para o passado, tentando encontrar uma explicação para aquilo que fizemos ou deixamos de fazer. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. Lucas 9:62.
Esquecer não significa deixar de lembrar, nenhuma Pessoa em sua sã consciência pode esquecer o que fez no passado. Até gostaríamos de poder apagar certas recordações desagradáveis. José foi um exemplo disto, vendido por seus próprios irmãos para o Egito.
No entanto, anos depois, quando os encontrou, José disse: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Gênesis 50:19 e 20.
Apesar de todo o sofrimento que José passou, não guardou qualquer ressentimento contra eles. Pois ele sabia que Deus tinha um plano para sua vida. Não podemos alterar ou modificar o que se passou, mas podemos alterar o seu significado. Romanos 8:28 diz: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Muitos de nós vivemos atormentados pelo sentimento de culpa, lembrando daquilo que Deus já esqueceu. Como Ele próprio disse: Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei. Hebreus 8:12.
Assim, esquecer as “coisas” que para trás ficam, não sugere uma proeza impossível de exercícios mentais e psicológicos, através dos quais tentamos apagar os pecados e os erros do passado. Significa simplesmente considerarmos, no nosso coração, o que diz a Palavra de Deus. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5:17.
E, assim, o convite a seguir é este: prosseguir para o alvo. Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14. Que Deus fale em nossos corações. Amém!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.