Por Humberto Xavier Rodrigues
Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. João 1:15-16.
A verdade em Cristo mostra o que o homem é, e, a graça dá a ele tudo o que precisa para estar diante de Deus. Diz o Salvador à mulher samaritana: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. João 4:10.
Ele veio cheio de graça e de verdade. Vemos aqui duas importantes revelações: em primeiro lugar a graça. Graça que se revela em favor dos pecadores; em segundo lugar a verdade de Deus, não apenas anunciada, mas vinda por Jesus Cristo. Graça que se manifestou salvadora a todos os homens.
Deus amou todos os homens – que não eram nada dignos de amor – Deus os amou quando nada podiam fazer por si mesmos. Ali na cruz, o Seu amor tudo consumou. E se alguém ainda pensa em fazer algo para assegurar a sua salvação, que saiba que a salvação foi oferecida gratuitamente.
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16. Deus não poupou o Seu próprio Filho. Ele precisava morrer para que encontrássemos Nele a nossa morte. A morte do nosso Senhor Jesus e a nossa morte Nele são o fundamento da experiência cristã.
Este é o amor do Pai que, em graça, na Pessoa do Filho, nos faz um convite para assentarmos com Ele à mesa a fim de desfrutar das riquezas de Sua graça. Este é um convite para todos aqueles que estão sedentos. Jesus deu esta ordem: Dizei aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas. Mateus 22:4.
O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. Apocalipse 22:17.Todo o alcance da graça nos foi revelado, na sua obra e na sua extensão divina. Tudo nos foi dado na Pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo. Agora, O Senhor convida a todos os homens: Quem quiser receba de graça. Fomos criados livres e por sermos livres, podemos dizer: eu quero ou eu não quero!
Amém
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.