Por Humberto Xavier Rodrigues
![](https://umjornalregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Salvos-por-Cristo-1024x640.jpg)
A mensagem da salvação para o mundo, por meio da morte e ressurreição de Jesus foi uma demonstração da profunda bondade de Deus aos homens. Isto porque estávamos sem Deus e sem esperança. Mas, foi em Cristo Jesus que o caminho de acesso à presença de Deus, foi aberto. Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne. Hebreus 10:19-20.
O que Deus fez para nos levar à sua presença? Ele nos inseriu espiritualmente no corpo de Jesus, no momento em que Ele foi levantado da terra, naquela cruz. Isto significou que houve uma co-crucificação, a saber: fomos unidos na morte e ressurreição de Jesus.
Ele foi crucificado, nós fomos crucificados com Ele. Ele ressuscitou, nós ressuscitamos Nele. Foi isso que Deus fez: a nossa natureza pecaminosa – a fábrica de pecado – foi em Cristo inserida. Nele nos tornamos co-participantes de Sua morte e ressureição. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6:5.
Foi desta maneira que Deus demonstrou o seu amor por nós, nos colocando em Cristo, morremos, fomos sepultados e ressuscitamos em Cristo. O velho homem se foi, ele foi crucificado para sempre. E a pergunta é esta: Como saber que os nossos pecados foram perdoados? Como saber que Jesus morreu na cruz e nos fez morrer com Ele? Como saber que aquele sangue vertido cumpre toda a justiça divina? Só há uma resposta, pela fé.
E, o que é fé? Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Hebreus 11:1. Então, pela fé, nos apropriamos do fato de que o nosso ego (eu) foi crucificado: Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Romanos 6:11.
Ao recebermos pela fé, que o ego (eu) foi crucificado com Cristo, este fato torna-se verdadeiramente uma realidade em nosso íntimo, como escrito está:..Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2:20. Que assim seja!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.