Sem dívida

Humberto Xavier Rodrigues

A libertação do pecado no homem é uma iniciativa da graça de Deus. Pois, ninguém será salvo por suas obras. A salvação do homem é um ato da graça de Deus, manifesta na cruz, e, efetuada quando recebida pela fé. Nisso, o salvo foi beneficiado pelo cancelamento total da sua dívida… tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz. Colossenses 2:13-14.


O apóstolo Paulo usou a cena dos tribunais romanos. “Todas as vezes que um cidadão era condenado por um crime, a legislação vigente exigia que um certificado de dívida fosse preparado. Nesse certificado eram relacionados todos os atos ilegais do criminoso, um a um, bem como a punição a que estava condenado. Ele era, então, enviado à prisão e o certificado pregado na parte externa da porta de sua cela. E ali ficava até que o homem tivesse cumprido sua pena e, assim, pago o preço pelos crimes constantes no certificado”.


Semelhantemente, contraímos uma dívida com Deus e, não tínhamos recursos para pagá-la: ninguém pode se salvar, e ninguém pode pagar por ele a Deus o seu resgate, pois, a salvação da alma é caríssima. Salmos 49:7-9. Assim, sem condições para pagá-la, o Senhor Jesus cancelou a nossa dívida por meio de sua morte e ressurreição.


Ao tomar sobre si a nossa causa, incluindo-nos em Sua morte e ressurreição, o Senhor Jesus nos livrou da tirania da morte, cancelou toda a nossa culpa e nos reconciliou com Deus. Agora, estamos livres para sempre: Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:34-36.


A nossa salvação é um meio e nunca um fim em si mesma, o alvo final de nossa salvação é nos tornar semelhantes a Jesus. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho. Romanos 8:29. E, um dia estaremos para sempre com o Senhor: Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. Apocalipse 21:3. Amém!!!

Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.

Picture of Humberto Xavier

Humberto Xavier

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Religião

Como escapar

Por Humberto Xavier Rodrigues O propósito eterno de Deus é o Seu Filho. Para tal, Deus tem como objetivo reunir todas as coisas na Pessoa

Cultura

Senna

Por Samuel M. Bertoco Primeiro um off: Tá rolando na internet uma espécie de “cancelamento” do Senna, algo “como podem achar um piloto de F1

literatura

Um tesouro quase de ouro

Sobrelinhas – por Raquel Lopes Rondina Quando ouvimos falar em tesouro, geralmente pensamos nas histórias de piratas com baús, joias, moedas, colares de pérola, mas…