Por Humberto Xavier Rodrigues
Não há nenhuma expressão que ocorra com maior frequência no Novo Testamento do que esta, “em Cristo”. Algumas vezes ela varia nas traduções e nas suas contrações, quando “por”, “através”, nele, “com” e etc. são usados para definir o que temos em Cristo.
Em todo o ensinamento cristão não há nada mais precioso, e, contudo, não há nada menos compreendido e apreciado. Numa declaração consumada é-nos dito que Deus propôs congregar todas as coisas em Cristo: De fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra (Efésios 1:10). E, que fora dEle não há nada que tenha qualquer lugar no Seu propósito eterno.
O plano, o método, os recursos, os tempos, as coisas eternas estão todos em Cristo. Leiamos os exemplos: A Criação está em Cristo/A Vida está em Cristo/A Aceitação está em Cristo/A Redenção está em Cristo/A Justiça está em Cristo/A Santificação está em Cristo/A Esperança está em Cristo/As Bênçãos espirituais estão em Cristo.
A Consolação está em Cristo /A Paz está em Cristo / A Oração Eficaz está somente em Cristo / A Força e as Riquezas estão em Cristo / O Propósito Eterno está em Cristo / A Nova Criação está em Cristo / As Promessas estão em Cristo / O Escape da Condenação está Cristo / A unidade está em Cristo / A Perseverança está em Cristo.
O Ser um está em Cristo/Os Limites do Sofrimento dos Cristão estão em Cristo/A não separação está em Cristo/O Homem Perfeito está em Cristo/Estamos Completos em Cristo/Fomos salvos em Cristo/ ‘A lei do Espírito da vida está em Cristo’/ ‘O novo homem criado em verdadeira justiça e santidade está em Cristo’
“À semelhança de Sua ressurreição está em Cristo / A crucificação da carne está em Cristo” / “o nosso velho homem foi crucificado em Cristo” Ninguém pode viver a vida cristã, sem a vida cristã para se viver. Então, tudo o que Deus fez por nós, Ele o fez em Cristo.
Precisamos ter tal inclusão experimental Nele para que Ele viva a Sua vida em nós, como membros do Seu Corpo, de modo que “para mim o viver é Cristo” e “não mais EU, mas Cristo.” Do mesmo modo que a barra de ferro do ferreiro está no fogo e também o fogo está nela, assim devemos primeiramente entender a nossa posição em Cristo através da Cruz para que Cristo possa se manifestar em nós. Amém!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.