Pesquisar
Close this search box.

Uma Cinderela bem diferente

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Colunas
  6. /
  7. literatura
  8. /
  9. Uma Cinderela bem diferente

Sobrelinhas – por Bianca da Cruz

Ser diferente está longe de ser um problema. Pelo contrário, há um certo frisson em se vestir, falar, se comportar de forma distinta do que a maioria das pessoas. É de uma personagem assim que esta coluna trata hoje. Uma que faz parte da realeza, do rol das princesas mais lindas e desejadas do reino dos contos de fadas, dona do sapatinho mais cobiçado de todos os reinos… Sim, a dica de leitura de hoje traz uma Cinderela encantadora, mas provavelmente bem diferente das que você conheça, pois está em uma versão adaptada para outra cultura: a surda!


O livro ‘Cinderela Surda’ foi lançado pela editora Ulbra, em 2003. Você já tinha imaginado que esse conto pudesse ser adaptado a um universo assim tão peculiar? Pois é, além da originalidade desta versão, há ainda outro aspecto interessante que envolve essa versão: a autoria. Ela surgiu primeiramente na comunidade surda (incrível, não?), foi sendo (re)contada entre os surdos e só depois virou livro impresso, com capa e tudo, quando Carolina Hessel Silveira, Lodenir Becker Karnopp e Fabiano Souto Rosa resolveram registrá-la e publicá-la.


A história traz uma Cinderela surda e, como nas versões mais conhecidas, ela convive com a madrasta e as irmãs postiças, conhece um lindo príncipe… Mas aí você pode estar se perguntando: E sua comunicação? Como ela faz para ser compreendida?


Eis aí mais um fato curioso do livro, ele não está escrito só em português, mas também em signwriting (língua de sinais). Imagino que, como eu, você também não sabia que Libras tem escrita própria! Por isso, convido você a conhecer essa princesa tão diferente e aprender um pouco mais sobre esse sistema de escrita. Só de curiosidade, confira como são os números nesta linguagem:

Além do modo de se comunicar de Cinderela, o desfecho é outro aspecto que vai te surpreender. Para saber qual é, confira o livro! Tudo o que posso contar é que nesta versão a princesa não perde os sapatos, mas sim outro objeto…
Qual será?

Bianca da Cruz é graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de Apucarana.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Picture of Carla Kühlewein

Carla Kühlewein

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

literatura

Mistério animado

Sobrelinhas – por Carla Kühlewein Definitivamente a literatura não tem limites quando o assunto é criatividade. Imagine você que para tratar de um assunto delicado