Por Humberto Xavier Rodrigues
Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2:19-20.
Aqui temos, pois, uma das mais belas afirmações que poderíamos encontrar da verdade quanto ao cristianismo prático. Aqui está o verdadeiro segredo da vida cristã: Não eu, mas Cristo. O Senhor Jesus é a essência e o alvo do nosso viver. Nada mais e nem menos do que isto.
Aqui está a simplicidade da vida cristã, uma simples confissão da morte com Cristo é o suficiente para se livrar do pecado. Confessar a crucificação com Cristo abre a porta da salvação, você pode ter bastante conhecimento da palavra de Deus, mas o desconhecimento deste fato: “estou crucificado com Cristo” , você se encontra em terreno movediço.
Na Palavra de Deus encontramos várias expressões usadas para descrever a natureza do homem. Dessas expressões temos: velho homem, corpo do pecado, carne, ego, que enfatizam a natureza pecaminosa da qual cada um de nós é possuidor.
Fica evidente que o homem herdou o pecado e que não possui vida divina. Portanto, está claro que tal homem não possui a vida de Deus no seu interior. Além disso, a Palavra de Deus afirma que a inclinação da carne não é somente hostil a Deus, mas é sua inimiga.
Eis aqui o remédio para a natureza pecaminosa: Cruz. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim. Eis aqui o precioso segredo de uma vida cristã normal. A nossa união com Cristo em Sua morte e ressurreição quer dizer que além de estarmos Nele, também Ele está em nós.
Não há espaço nem para um fio de cabelo nesta posição de absoluta perfeição diante de Deus. Somos, agora, completos em Cristo, limpos de toda mancha, nos tornamos aceitos e agradáveis a Deus em Cristo, feitos justos diante de Deus, tudo isso por intermédio da nossa morte com Cristo.
Aquela preciosa morte perdoadora de Cristo forma o fundamento sólido e irrefutável da nossa salvação. Mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus. Hebreus 10:12. O nosso Senhor Jesus Cristo assentado é a gloriosa prova e a perfeita definição do lugar do salvo na presença de Deus. Amém!!!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.