Lucas Yudi Tokano Pereira, ex-diretor da Câmara de Rolândia, foi empossado como advogado da União na última sexta-feira
O advogado rolandense Lucas Yudi Tokano Pereira, 30 anos, ex-servidor da Câmara Municipal de Rolândia, tomou posse como advogado-geral da União na sexta-feira (07), em Brasília. Lucas estava no Legislativo rolandense havia oito anos e, atualmente, era o diretor da Casa. O profissional passou no difícil concurso para dois cargos: advogado da União e procurador federal.
“Optei pelo cargo de advogado da União por acho que tem mais afinidade com o que estudo para formulação de políticas públicas e para dar segurança jurídica para os programas do governo”, explica Lucas Tokano. O concurso teve 22 mil inscritos e apenas 530 aprovados para advogado da União, procurador federal e procurador da Fazenda Nacional. “Passei para a segunda fase nos três cargos e, no final, fiquei em 13º para advogado e numa posição um pouco inferior para procurador federal”, pontuou Lucas.
A nomeação de Lucas, com os outros aprovados no concurso federal, foi publicada pela Advocacia-Geral da União (AGU) no dia 22 de maio, no Diário Oficial da União. Foram 230 advogados da União, 150 procuradores federais e 150 procuradores da Fazenda Nacional. A posse dos aprovados aconteceu na tarde da sexta-feira (7) no Centro Internacional de Eventos, em Brasília (DF), para onde Lucas Tokano viajou na quarta-feira (5).
A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. “É uma função essencial da Justiça e lida com a situação antes que ela se torne um problema. O Poder Judiciário lida com o problema já formado, mas o advogado da União lida com políticas públicas para resolver a situação”, ressaltou Lucas.
Lucas ainda não sabe se irá ficar e morar em Brasília, mas há uma grande chance de que isso ocorra. “Porém está havendo um concurso de remoção dos membros antigos. Por isso, só vão definir onde eu ficarei durante o curso de formação, que terá duração de 60 dias. Poderei ficar mais tempo se não achar lotação por aqui”, resume o novo advogado da União. Por aqui leia-se Londrina, Maringá ou Curitiba.
Gratidão
Lucas falou ao JR um pouco sobre seu trabalho como servidor no Legislativo de Rolândia, no qual trabalhou por quase uma década. “Tenho muita gratidão pela Câmara de Rolândia, onde tive meu primeiro cargo. Entrei com 22 anos, passei no concurso assim que saí da Universidade e fiquei lá por oito anos”, relembra. “Trabalhar no Legislativo me proporcionou recursos para casar, ter filho, constituir família e também para estudar. Foi um círculo abençoado”, salientou Lucas.
Quem é
Lucas Yudi Tokano Pereira tem 30 anos de idade e é filho de Adilson Araújo Pereira e Dorismey Vieira Tokano Pereira e irmão de Davi Tokano Pereira. É casado com Isabella Matias Lima Tokano, com quem tem a filha Esther. Sua vida ‘acadêmica’ começou na Escola Pequeno Mundo, onde fez o pré, seguiu para o colégio Alfa e Ômega, em que fez o Ensino Fundamental e Médio e na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde se formou em Direito.