ONG, que atua há 15 anos em defesa dos animais em Rolândia, recebeu a homenagem da Câmara Municipal durante a sessão da terça
A Associação Mundo Animal de Rolândia (AMAR) recebeu uma Moção de Congratulações da Câmara de Rolândia, proposição feita pelo vereador Rodrigão. A homenagem, entregue no início da sessão da terça-feira (16), foi motivada pelo trabalho feito pela entidade em defesa dos animais há mais de 15 anos no município. A presidenta da entidade, Regina Célia Cabral Rodrigues, recebeu pessoalmente o documento das mãos dos vereadores.
A ONG AMAR
A Associação Mundo Animal de Rolândia completou 15 anos de atuação no município no dia 15 de março deste ano. Foi fundada como resultado da necessidade de uma instituição que protegesse e amparasse os animais abandonados e vítimas de maus tratos, função que é dever do Poder Público. Como não recebe nenhuma ajuda pública, a ONG faz, e muito, dentro de suas possibilidades, graças ao voluntarismo de seus integrantes e às doações da comunidade rolandense.
Apesar disso, muitas pessoas ainda acham que a função da AMAR é recolher e resgatar animais em situação de risco. Vale dizer que o trabalho desenvolvido pela ONG é totalmente voluntário.
Foi declarada de Utilidade Pública Municipal com a Lei nº 3.244, de dezembro de 2007. No ano de 2010, também foi declarada de Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 16.457, de 22 de fevereiro de 2010.
O que a AMAR faz?
A Associação é basicamente formada por uma rede de voluntários que atuam em prol dos animais, por puro amor. Hoje, a AMAR auxilia na oferta de desconto de castrações para determinadas famílias que precisam, e também arca financeiramente com algumas castrações de animais de rua.
Além disso, o Facebook da entidade é utilizado como um meio de divulgar pedidos de doação, lar temporário e até denúncias. “Nós trabalhamos paradiminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas”, ressaltou a presidenta.
A presidenta afirmou que a parceria com veterinários seria essencial para a AMAR nesse momento e precisaria ser feita de modo urgente. “Esses profissionais são os que nos auxiliariam nessa situação de castrar os animais de famílias de baixa-renda e também animais abandonados. Com esse auxílio, essa situação de abandono que ocorre no município poderia ser diminuída em um período de dois a três anos”, afirmou Regina Célia. Para a presidenta, para que houvesse de fato essa diminuição de animais abandonados no município por meio de uma campanha de castração em massa seriam necessários cerca de 200 a 300 atendimentos mensais.
Como ajudar
Há várias maneiras de as pessoas colaborarem com a Associação Mundo Animal de Rolândia. O contato também deve ser através do Facebook – basta procurar por Amar Rolândia. As pessoas também podem doar na conta corrente da AMAR: Caixa, agência 0404, Operação 003 (pessoa jurídica), conta corrente 122-9.
Há também a opção do Pix da entidade: 08096458000106.