As mulheres e a violência contra elas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. As mulheres e a...

EDITORIAL – Edição: 911 – sexta-feira, 17/03/23

Olá, querido leitor e cara leitora do JR

Março se tornou, realmente, um dos meses das mulheres. Com o Dia Internacional da Mulher sendo comemorado no dia 08, a data e seu espírito se espalharam e ‘contaminaram’ o mês todo. Ainda bem…
Neste mês, temos diversas ações e atividades para as mulheres. Algumas nas áreas da saúde, outras no campo da beleza, da justiça e, principalmente, no cam po social.


Em Rolândia, o JR – Um Jornal Regional está promovendo, em parceria com mais 7 empresas, todas geridas por mulheres, a campanha ‘Elas fazem acontecer’. Nesta semana, houve uma palestra com o grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Londrina, que veio falar sobre a violência simbólica.


Eu, José Eduardo, estive presente para fotografar e filmar e, claro, também ouvir. Para um machista que está em descontrução, como é o meu caso, a palestra teve temas pesados, mas que parecem fazer parte da rotina da maioria dos homens, infelizmente.


As mulheres presentes, de todas as idades, puderam também falar e debater sobre a violência simbólica, sobre coisas que nem percebemos que é violência. Às vezes, até a própria mulher não percebe essa violência e acha que é ‘normal’. Como disseram algumas filhas de Eva presentes na palestra: Não é normal e não vamos suportar mais.


Na próxima terça-feira, dia 21, tem mais e o tema vai pesar mais ainda, se é que isso é possível. Com a violência simbólica a que as mulheres estão submetidas parece haver apenas uma direção para ir.


A situação e o cenário que essas mulheres enfrentam quando querem romper o ciclo de violência ou de assédio ou de machismo têm, na maioria das vezes, um final trágico. Para ela, é claro.


E é sobre isso que a palestra com o grupo Néias vai abordar na próxima terça na Apae Rolândia.
O aumento dos casos dos feminicídios tentados e dos feminicídios.


A violência contra a mulher, ou contra os mais fracos, ou contra os ‘diferentes’, deveria ser tema de disciplinas nas escolas. Matérias para serem estudadas por meninas e, especialmente, por meninos.

Boa Leitura

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

Rolândia: lojas abrem no feriado para atender pais

Lojas conveniadas trabalham nesta quarta-feira (28), aniversário do município, para que pais possam comprar uniformes pelo ‘Bora Estudar!’ As lojas de confecções conveniadas ao programa

Cotidiano

Ibiporã abre concurso público

Edital prevê nove vagas imediatas e cadastro reserva em diferentes áreas A Prefeitura de Ibiporã publicou edital de concurso público para o preenchimento de nove