Gestante de Centenário do Sul era levada para o Hospital São Rafael, em Rolândia, mas entrou em trabalho de parto perto de São Martinho
Um bebê nasceu na ambulância da cidade de Centenário do Sul, que levava a gestante Jaqueline Aparecida da Silva para o hospital São Rafael, em Rolândia, na manhã desta segunda-feira (18). Jaqueline entrou em trabalho de parto dentro do veículo na PR-170, próximo ao distrito rolandense de São Martinho. Logo após o nascimento, de um menino, o motorista e a técnica em enfermagem que fizeram o parto pararam na Unidade Básica de Saúde de São Martinho para pedir ajuda.
Na UBS de São Martinho, a equipe prestou o primeiro atendimento à mãe e ao seu bebê. Estavam presentes a enfermeira Ana Paula, o pediatra Sergio Luiz Rossi, a ginecologista e obstetra Jéssica Canonice, além de outros integrantes da equipe de enfermagem. Depois desse atendimento, a equipe da UBS chamou o Samu, que levou mãe e filho até a maternidade do São Rafael.
Jaqueline e seu filho, João Gabriel, passam bem e estão internados na maternidade do hospital rolandense. O menino veio ao mundo com 36 semanas e três dias, com 3080 gramas e 48 centímetros. “Consideramos ainda como prematuro, mais seu peso e tamanho são de uma criança no tempo certo”, ressaltou Gilberto Berg, do São Rafael.
Mãe e filho, que já está mamando, ficam no hospital de 48 a 72 horas para fazer todos os testes do recém-nascido (pezinho, orelhinha, vacinas). “A criança chegou superbem, ativa, corada, hidratada. A mãe também chegou muito bem aqui no hospital”, pontuou Gilberto. No hospital, o pai Odair de Oliveira Xavier já segurava João Gabriel.
Uma história tensa, mas com um final feliz. Graças a Deus.