Cambé discutiu o Plano de Mobilidade Intermunicipal

  1. Home
  2. /
  3. NotĂ­cias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Cambé discutiu o Plano...

MunicĂ­pio enviou representantes para participar de consulta pĂșblica sobre transporte pĂșblico intermunicipal do ParanĂĄ no inĂ­cio da Ășltima semana

A cidade de CambĂ© enviou representantes para uma consulta pĂșblica a respeito do transporte pĂșblico intermunicipal na manhĂŁ desta terça-feira (18) em Londrina. A reuniĂŁo foi organizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e as contribuiçÔes dos prefeitos, tĂ©cnicos e usuĂĄrios vĂŁo auxiliar no desenvolvimento do Plano de Mobilidade Intermunicipal do ParanĂĄ.


Essa foi a primeira reunião de apresentação do tema, que segue para outras RegiÔes Metropolitanas do Estado nas próximas semanas.


O prefeito de CambĂ©, Conrado Scheller, esteve presente no encontro, junto ao diretor do Departamento de TrĂąnsito, Fausto Anami, e ao diretor da Companhia de Desenvolvimento de CambĂ©, Mario Vander Martins. Quem tambĂ©m representou o municĂ­pio na consulta pĂșblica foi o secretĂĄrio de Planejamento, JosĂ© AntĂŽnio Bahls. Segundo ele, essa Ă© a primeira vez em que o Estado desenvolve um projeto voltado para a mobilidade intermunicipal. Segundo ele, o objetivo principal da reuniĂŁo foi apresentar o plano e ouvir sugestĂ”es dos municĂ­pios e dos usuĂĄrios do transporte coletivo.


Bahls destaca que ao longo do desenvolvimento do Plano de Mobilidade Intermunicipal, algumas propostas vĂŁo ser pensadas em conjunto entre os principais municĂ­pios da RegiĂŁo Metropolitana de Londrina, sendo eles: CambĂ©, Londrina, IbiporĂŁ e RolĂąndia. “SĂŁo cidades que jĂĄ possuem linhas intermunicipais, mas Ă© necessĂĄrio fazer uma reconfiguração de todo esse sistema de transporte coletivo”, ressalta. O Plano de Mobilidade Intermunicipal abrange tĂłpicos como, por exemplo: o diagnĂłstico do atual sistema, que conta com mais de 500 linhas intermunicipais; a atualização do modelo de cĂĄlculo tarifĂĄrio; a reconfiguração do sistema de transporte coletivo; e orientaçÔes para a padronização de terminais, rodoviĂĄrias e pontos de ĂŽnibus.


Conrado Scheller, que falou durante a reuniĂŁo, destacou que o municĂ­pio de CambĂ© estĂĄ fazendo a revisĂŁo do Plano Municipal de Mobilidade Urbana por meio de um contrato de prestação de serviços com o Itedes (Instituto de Tecnologia, Desenvolvimento EconĂŽmico e Social). “Mas eu reafirmo que todos os municĂ­pios precisam trabalhar em conjunto, jĂĄ que estamos falando do transporte intermunicipal”, pontua.


Scheller tambĂ©m destaca que ficou definido a criação de um Termo de Colaboração TĂ©cnica entre os municĂ­pios e ĂłrgĂŁos pĂșblicos, assim como a criação de uma comissĂŁo com representantes das quatro principais cidades da regiĂŁo. “Vamos fazer uma discussĂŁo tĂ©cnica a respeito das possibilidades, que vai permitir com que a gente tenha elementos concretos para trabalhar esse tema”, finaliza.


Como Ă© uma consulta pĂșblica, toda a população pode contribuir com sugestĂ”es, crĂ­ticas e elogios. As opiniĂ”es devem ser encaminhadas por escrito para o e-mail [email protected] atĂ© o dia 11 de novembro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

De desfiles, projetos e feiras

Editorial – Edição: 1031 – sexta-feira, 05/09/25 Caro leitor e cara leitora Neste domingo, dia 7 de setembro, o Brasil comemora 203 anos de sua