Cambé quer usar Hospital veterinário da Unifil

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Cambé quer usar Hospital...

Prefeitura do município de Cambé discute convênio com a Unifil para uso do Hospital Veterinário

Representantes da Prefeitura de Cambé e da Unifil iniciaram as conversas de um convênio para uso da estrutura do Hospital Veterinário da Universidade. O encontro foi na quarta-feira (21). O objetivo é firmar uma aliança para promover o tratamento de animais vulneráveis no município, como os que estão na rua e ficam doentes ou são atropelados, por exemplo.


O projeto é inédito na história de Cambé, em uma união entre a Prefeitura, a Universidade e o Governo do Estado. Tudo isso para atender animais abandonados no município, em uma estrutura ampla, moderna e que pode resgatar e tratar tanto de pequeno e grande porte, como os silvestres e exóticos. Com o convênio, a Prefeitura passaria a encaminhar todos os animais que identificar que precisam de cuidados para a equipe técnica da Unifil.


O Hospital Veterinário da Unifil tem estrutura para promover consultas, exames de sangue e de imagem, todo tipo de cirurgia e internação. De acordo com a veterinária do hospital, Daniele Martina, o local possui tudo que um animal precisa no atendimento, desde o recebimento, internação, atendimento clínico, até a entrega com o animal bem e medicado, e também o medicamento para dar continuidade ao tratamento. No final do mês passado, representantes da Prefeitura visitaram o hospital e conheceram ambulatório, clínicas, salas cirúrgicas, laboratórios, entre outros espaços.


A pró-reitora de pós-graduação e responsável por convênios da Unifil, Magali Roco, destacou que a união é fundamental para atender uma demanda importante do município e levar mais cuidados aos animais de Cambé. “Nós temos hoje esse atendimento muito técnico, muito profissional na área de Centro de Apoio à Fauna Silvestre. Então, nós estamos aqui para propor um convênio ao município de Cambé e propor justamente essas situações. Levar mais cuidado aos animais que acabam ficando abandonados na cidade, através do nosso corpo clínico e nossa estrutura. Agora, tem a situação técnica a ser envolvida pelos advogados, procuradores do município para ver onde que isso tecnicamente se estabeleceria para evoluirmos. Mas temos já um disparador de projeto piloto entre Governo do Estado, Prefeitura e Unifil para seguirmos com essa demanda tão necessária, e atender animais abandonados e com sinais de maus tratos.


“Hoje a Prefeitura não conta com nenhum tipo de atendimento especializado ao animal que é atropelado, vítima de envenenamento ou de maus-tratos. Com esse convênio, a gente vai ter uma ajuda nesse sentido, para conseguir atender esses animais vulneráveis. O foco é ajudar, principalmente, animais que não possuem tutores, que vivem na rua. Esse convênio pode promover um bem-estar e um ganho muito grande na proteção animal em Cambé”, afirmou Bárbara Rodrigues, veterinária da Prefeitura.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

De vários tópicos, assuntos e pautas

Editorial – Edição: 1011 – sexta-feira, 04/04/25 Caro leitor e cara leitora A matéria principal desta edição trata do ensino do português para os migrantes

Cotidiano

ACIR lança seu Show de Prêmios

Campanha, que começa no dia 07 de abril, terá premiações em todas as ações do ano e todas as lojas participantes terão ganhadores No próximo