Editorial – Edição: 1012 – sexta-feira, 11/04/25

Caro leitor e cara leitora
Direto ao ponto. Em Rolândia, um projeto da Assistência Social, Procuradoria e Conselho da Comunidade busca reduzir as agressões contra as mulheres, principalmente em caso de reincidências. Homens agressores sob a Lei Maria da Penha tem se reunido uma vez por semana para ouvir palestras e conversarem com uma psicóloga sobre violência. O agora programa tem mostrado bons resultados.
Outro projeto com bons resultados é o ‘Tucanos Kids’: crianças são treinados esportivamente pelo professor Tucano e aprendem a se socializar, a respeitar o próximo, mesmo que ele possa parecer ‘diferente’. Inclusão e empatia fazendo a diferença em Rolândia.
Sobre Educação, assim, com letra maiúscula mesmo, Ibiporã teve a aula inaugural do ‘Ibiporã Educa Mais’, focado em todos os elementos que fazem parte do processo de aprendizagem. A ideia é melhorar a qualidade de ensino e de aprendizagem na cidade. Em Ibiporã, ainda, o município quase dobrou suas vagas da Zona Azul, passando de 750 para quase 1.400. Isso desde o dia 1º de abril. E é verdade.
Já em Arapongas, o prefeito Rafael Cita realizou duas reuniões em seu gabinete para tratar da segurança pública no município. A ideia é melhorar, otimizar e aumentar a sensação e, claro, também a segurança dos araponguenses. A Guarda Municipal também pediu ao prefeito uma sede própria para a entidade.
O município de Cambé está preparando uma ‘baita’ festa para o Dia do Trabalhador, na quinta-feira, dia 1º de maio. Música, shows, diversão, brincadeiras, e a final do Torneio do Trabalhador. Tudo de graça para a população cambeense.
Ainda em Cambé. Na próxima quarta-feira, dia 16, a cidade realiza a sua 4ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial, um assunto que é levado muito a sério na outrora chamada Nova Dantzig. O evento é promovido pela Prefeitura (leia-se Assistência Social e Cidadania e Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial).
Cultura e fé: as apresentações da Paixão de Cristo se intensificam na região nos próximos dias. Em Arapongas, o grupo teatral Mãe do Céu deve levar milhares de pessoas até o Parque das Nações. Já em Londrina, o grupo de jovens da Paróquia N. S. da Paz, sob a tutela da Aleph Produções, faz a apresentação neste sábado (12) no Aterro do Lago Igapó, na terça-feira (15) no Zezão em Cambé, na quarta (16) no Carecão em Ibiporã e, na sexta (18), volta ao centro Social Urbano de Londrina.
Por fim, Rolândia tem apresentação da Orquestra Sinfônica da UEl na Igreja Matriz São José na noite deste sábado (12).