De boas e más notícias e sobre imunizações

Editorial – Edição: 875 – sexta-feira, 10/06/22

Olá, querido leitor e cara leitora do JR

A 4ª dose da vacina anti-covid, ou a 2ª dose do reforço, já chegou para as pessoas com mais de 50 anos. Isso é uma ótima notícia, principalmente para quem esperava por isso, como eu mesmo. Na mesma toada, a dose de reforço foi liberada para os adolescentes com mais de 12 anos.


Quer outra boa notícia? A vacina contra a Influenza foi liberada para as pessoas com mais de 6 meses de idade em Rolândia, que tem um dia D de Vacinação neste sábado, assim como Cambé, Jaguapitã, Prado Ferreira e as outras cidades do Brasil. Nesse dia, também estarão disponíveis as vacinas contra outras doenças.


Agora, falando em más notícias e ainda em vacinação. Por conta de fake news e de negacionistas, a cobertura de imunização contra doenças como o sarampo está pequena. O número de imunizados pela tríplice viral, que imuniza contra sarampo, e também caxumba e rubéola, vem caindo. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos, a meta foi 100% atingida de 2011 a 2014, e em 2016 o Brasil até recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de território livre de sarampo. Mas, a partir daí, até 2019, a cobertura vacinal começou a cair, oscilando entre 85% e 95%. Em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, a porcentagem de crianças vacinadas baixou para 80%, alcançando em 2021 o pior índice da história recente, com apenas 73% da meta atingida.


Neste ano, está em menos de 30%. O sarampo é doença grave, e pode retardar o crescimento e reduzir a capacidade mental. Por isso, pais e mães, atenção! Vacinem seus filhos contra o sarampo e contra outras doenças.


Outra notícia ruim foi a morte de um motociclista por acidente na rotatória perto do posto Via Sul. Morador de Cambé, ele trabalhava em Rolândia como vigilante e morreu após trabalhar a noite toda e a caminho de casa para encontrar a esposa e os filhos. Nossos pêsames.


Por fim, outra boa notícia, que é a principal desta edição: o Hospital São Rafael vai abrir uma ala pediátrica ainda no mês de junho…

Josiane Rodrigues – editora

José Eduardo – editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: