De bustos, homenagens e reconhecimento

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. De bustos, homenagens e...

Editorial – Edição: 940 – sexta-feira, 20/10/23

Olá, querido leitor e cara leitora do JR

Você reconhece o nome ‘Herbert Bartz’ ou sabe quem foi esse homem? Se você é de Rolândia talvez tenha ouvido falar dele. Se não é rolandense, mas é agricultor ou produtor rural, quem sabe saiba de quem estamos falando.


Bartz é o homem da foto que está na primeira página desta edição e na matéria principal, na página 03.
Herbert Bartz é considerado um dos pioneiros do Plantio Direto na América Latina e o pai do Plantio Direto no Brasil.


Falecido aos 83 anos na madrugada do dia 29 de janeiro de 2021, Bartz continua a receber homenagens Brasil adentro e mundo afora.


No dia 20 de junho deste ano, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a lei que instituiu o Dia Nacional do Plantio Direto, a ser comemorado no dia 23 de outubro, ou seja, na próxima segunda-feira.


Sabe por que foi escolhido o dia 23 de outubro? Porque foi nesse dia, em 1972, que Bartz utilizou pela primeira vez o Plantio Direto em sua fazenda Rhenânia, em Rolândia.


Também nesta segunda-feira, dia 23, um busto do produtor rural será inaugurado em frente ao Museu Municipal. O busto será provisório, em resina, pois o modelo final, em metal, ainda não está pronto.


Também na Assembleia do Estado corre o projeto de lei para tornar Rolândia a Cidade-Berço do Plantio Direto no Brasil. Claro que por causa de Herbert Bartz. O PL é do deputado estadual Tercílio Turini e está em sua primeira votação – são necessárias três.


O JR ainda vai fazer uma pesquisa para saber quem é o rolandense mais ilustre de nossa história. Bartz é, certamente, um dos fortes candidatos.
Danke, Herbert…

Boa Leitura.

Josiane Rodrigues – editora

José Eduardo – editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: