De Código de Ética, PAM, segurança e cultura

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. De Código de Ética,...

Editorial – Edição: 951 – sexta-feira, 12/01/24

‘Cidade da Saúde’: Caps e Base do TEC e do Samu já estão adiantadas e vem aí o PAM 24h

Olá, querido leitor e cara leitora do JR

Uma das mais importantes notícias está na página 03 desta edição do JR: a Câmara Municipal de Rolândia tem um inédito Código de Ética. Agora, os munícipes têm onde conferir se a conduta do parlamentar está contra esse código e, portanto, se há uma quebra de decoro parlamentar.


O código de ética do Legislativo rolandense já havia sido pauta da matéria do vereador Isaac Altino, em sua coluna na semana passada. Passou despercebido (e não desapercebido*, por Deus!) por muita gente.
O Código foi aprovado dentro da nova resolução do Regimento Interno da Câmara no dia 15 de dezembro. O Regimento também traz mudanças importantes para Rolândia e será pauta de matéria na próxima semana. Por enquanto, vamos nos deliciar com o Código de Ética.


Só para saber, uma das mudanças no Regimento Interno foi a diminuição dos cargos da Mesa Diretiva – de 5 para 4. Não existe mais o 2º vice-presidente.


Sobre o PAM 24 h, ou melhor, Pronto Atendimento Municipal, que é do Governo Estadual. A obra já começou no Kasato Maru com a terraplanagem do local, que fica entre as futuras sedes do SAMU e TEC e um novo CREAS. O local está sendo chamado de Cidade da Saúde de Rolândia. Segundo a secretária de Saúde, Erika Ludwig, a estrutura é para atender a cerca de 500 pessoas por dia, algo que o PA 24 horas já faz em Rolândia. O crescimento da população rolandense precisa ser acompanhado do aumento de locais de saúde para atender à demanda.


Sobre segurança: os municípios de Cambé e de Arapongas estão com ótimas notícias nessa área.
O 2º semestre do ano de 2023 em Cambé teve redução significativa nos furtos e roubos na cidade quando comparado com o 1º semestre do ano. A 11ª Cia Independente da Polícia Militar comemorou os números e promete melhorá-los ainda mais na cidade.


Já Arapongas divulgou que o número de mortes no trânsito da cidade também teve uma redução importante em 2023 se comparado ao ano de 2022. Esse resultado é fruto das melhorias nas vias e no trânsito do município e merece, realmente, ser comemorado pelos araponguenses.

  • desapercebido quer dizer desprevenido

Boa leitura!

Josiane Rodrigues – editora

José Eduardo – editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

De vários tópicos, assuntos e pautas

Editorial – Edição: 1011 – sexta-feira, 04/04/25 Caro leitor e cara leitora A matéria principal desta edição trata do ensino do português para os migrantes

Cotidiano

ACIR lança seu Show de Prêmios

Campanha, que começa no dia 07 de abril, terá premiações em todas as ações do ano e todas as lojas participantes terão ganhadores No próximo