De Código de Ética, PAM, segurança e cultura

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. De Código de Ética,...

Editorial – Edição: 951 – sexta-feira, 12/01/24

‘Cidade da Saúde’: Caps e Base do TEC e do Samu já estão adiantadas e vem aí o PAM 24h

Olá, querido leitor e cara leitora do JR

Uma das mais importantes notícias está na página 03 desta edição do JR: a Câmara Municipal de Rolândia tem um inédito Código de Ética. Agora, os munícipes têm onde conferir se a conduta do parlamentar está contra esse código e, portanto, se há uma quebra de decoro parlamentar.


O código de ética do Legislativo rolandense já havia sido pauta da matéria do vereador Isaac Altino, em sua coluna na semana passada. Passou despercebido (e não desapercebido*, por Deus!) por muita gente.
O Código foi aprovado dentro da nova resolução do Regimento Interno da Câmara no dia 15 de dezembro. O Regimento também traz mudanças importantes para Rolândia e será pauta de matéria na próxima semana. Por enquanto, vamos nos deliciar com o Código de Ética.


Só para saber, uma das mudanças no Regimento Interno foi a diminuição dos cargos da Mesa Diretiva – de 5 para 4. Não existe mais o 2º vice-presidente.


Sobre o PAM 24 h, ou melhor, Pronto Atendimento Municipal, que é do Governo Estadual. A obra já começou no Kasato Maru com a terraplanagem do local, que fica entre as futuras sedes do SAMU e TEC e um novo CREAS. O local está sendo chamado de Cidade da Saúde de Rolândia. Segundo a secretária de Saúde, Erika Ludwig, a estrutura é para atender a cerca de 500 pessoas por dia, algo que o PA 24 horas já faz em Rolândia. O crescimento da população rolandense precisa ser acompanhado do aumento de locais de saúde para atender à demanda.


Sobre segurança: os municípios de Cambé e de Arapongas estão com ótimas notícias nessa área.
O 2º semestre do ano de 2023 em Cambé teve redução significativa nos furtos e roubos na cidade quando comparado com o 1º semestre do ano. A 11ª Cia Independente da Polícia Militar comemorou os números e promete melhorá-los ainda mais na cidade.


Já Arapongas divulgou que o número de mortes no trânsito da cidade também teve uma redução importante em 2023 se comparado ao ano de 2022. Esse resultado é fruto das melhorias nas vias e no trânsito do município e merece, realmente, ser comemorado pelos araponguenses.

  • desapercebido quer dizer desprevenido

Boa leitura!

Josiane Rodrigues – editora

José Eduardo – editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: