Pesquisar
Close this search box.

De leitextrato e Planos Diretores

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. De leitextrato e Planos...

EDITORIAL – Edição: 885 – sexta-feira, 26/08/22

Olá, querido leitor e cara leitora do JR


Depois de cerca de 5 anos, segundo as palavras do secretário de Assistência Social de Rolândia, Diego Silva, a ‘Vaca Mecânica’ voltou a dar leite em Rolândia. E o melhor de tudo, voltou a distribuir esse leite de soja.


Em tempos de ‘vacas magras’ (perdão pelo infame trocadilho). Vamos de novo: em tempos de alimentos com preços altos, de pouco dinheiro, e do crescimento da fome e da insegurança alimentar, a distribuição do leite de soja não poderia ter vindo em melhor hora. Na verdade, deve-se falar ‘extrato’ e não leite de soja, mas o povo conhece a bebida por leite mesmo, então vamos falar leite.


O litro do leite de vaca está mais de R$ 6 o saquinho; se formos levar em conta o leite em caixinha aí teremos um litro de leite mais caro que o litro da gasolina. É mole? Onde estamos amarrando nossos bezerros, ops, nossos burros. Um país que prefere baixa a gasolina a baixar o litro de leite, ou o saco de arroz e de feijão.


Mas voltando a Rolândia, inicialmente serão produzidos 1000 saquinhos de leite com cerca de 500 ml cada um. Eles serão distribuídos em dois dias da semana: às segundas e às quintas, o que quer dizer que a cada dia serão distribuídos 500 saquinhos. É pouco se considerarmos a população de Rolândia, mas a Assistência quer ver a demanda primeiro e depois aumentar a produção. Obviamente esse leitextrato é para as famílias mais vulneráveis. O legal também é que o resíduo da soja usada para produzir o leitextrato pode ser usado na culinária e a Assistência irá fazer curso disso para as pessoas. Muito legal…

Agora, sobre Planos Diretores Municipais. Cambé tem audiência pública no dia 1º para discutir mudanças em quatro leis do Plano atual, revisado em 2020. Já Rolândia está com a Revisão agora na Câmara de Vereadores – essa revisão deveria ter sido feita em 2016, já que a Revisão anterior foi em 2006. Essas atualizações deveriam ser feitas a cada 10 anos…

Uma boa leitura

Josiane Rodrigues – editora

José Eduardo – editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: