Editorial – Edição: 960 – quinta-feira, 28/03/24
Querida leitora e caro leitor
No mês de abril, a Secretaria de Meio Ambiente de Rolândia inicia a erradicação das murtas – essas simpáticas árvores de médio porte que dão uma florzinha branca e cheirosa. Um decreto estadual pede o corte de todas essas árvores devido a um inseto que ela atrai e que espalha um doença nas árvores cítricas, atrapalhando a colheita de laranjas e afins (esse afim quer dizer semelhante e se escreve assim mesmo, diferente do ‘estou a fim de você).
Uma pequena pesquisa pela centro do centro de Rolândia detectou cerca de 250 exemplares de murta. Acredita-se que haja, no município todo, mais de 3 mil de murtas. Vai dar uma trabalhão e o secretáro de Meio Ambiente, Audinil Maringonda Junior, quer começar ainda em abril. Corta a murta, arranca a raiz e planta outra espécie no lugar.
De murta para a multa: em Cambé, começou a implantação do sistema de fiscalização de trânsito. São equipamentos de fiscalização, e que gerarão multas, de avanço de sinal vermelho, sobre faixa de pedestres, conversão irregular e excesso de velocidade. O município terá 18 dispositivos em pontos da cidade em que foram verficados um maior índice de acidentes, acidentes graves e com mortes.
Aqui tiramos as murtas e em Cambé teremos mais multas, certamente.
Boa leitura
Josiane Rodrigues – editora
José Eduardo – editor