De orçamentos, kart, licitações e rotundas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. De orçamentos, kart, licitações...

EDITORIAL – Edição: 900 – sexta-feira, 16/12/22

Olá, querido leitor e cara leitora do JR

O orçamento para 2023 do município de Rolândia causa surpresa: são R$ 400 milhões. Na verdade, essa é a estimativa de todas as receitas que o município pode receber no ano que vem. Aí estão as arrecadações propriamente ditas do município, como IPTU e ISS, transferências de impostos dos governos estadual e federal, como ICMS e IPVA, além de convênios, emendas etc. Isso quer dizer que o município não irá arrecadar com seus impostos R$ 400 milhões. Mas que é uma bela receita, isso é…

Juntamente com essas receitas, o Orçamento precisa apontar as despesas e quanto em recurso vai para cada área. Na Saúde, serão quase 90 milhões e quase 100 milhões para a Educação. Há, por lei, um percentual mínimo para se investir nessas áreas. Nas outras, o orçamento precisa ser construído e a população pode ajudar nessa construção. Como? Participando e sugerindo durante as audiências que são feitas com esse objetivo, geralmente na Câmara Municipal.

Falando em prefeitura e política e orçamento, a prefeitura de Cambé está fazendo a capacitação de seus colaboradores e colaboradoras sobre as mudanças na Lei das Licitações. A matéria é bem interessante e mostra o que pode ser feito para se otimizar as licitações e ganhar tempo e dinheiro. O melhor de tudo, não desperdiçar tempo e nem dinheiro público, que é o nosso dinheiro. Exemplo que deveria ser seguido por outras prefeituras…

E o Gui, hein? O piloto rolandense simplesmente disputa as 10 etapas da Copa São Paulo Light de Kart e vence, ou melhor, convence e revence (essa palavra não existe). O que queremos dizer que o bicampeão paulista de kart na categoria Cadete (uma das mais disputadas da competição) é um paranaense, ou melhor, um rolandense. Para não deixar dúvidas, venceu em 2021 e em 2022.

Será que o Guilherme sabe como entrar nas rotatórias? Rolândia está se tornando a cidade das rotatórias, também conhecidas como rotunda, rótula, redondo, girador… Enfim, temos uma matéria especial sobre o assunto. Quantos condutores e condutoras não sabem como e quando entrar numa rotatória em Rolândia? Tem aqueles que acham que, por estar numa avenida, tem a preferencial. Bom, a matéria está na página 11 e a tenente Barroca explica direitinho o que se pode fazer e o que não se deve fazer…

Boa Leitura

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

Rolândia: lojas abrem no feriado para atender pais

Lojas conveniadas trabalham nesta quarta-feira (28), aniversário do município, para que pais possam comprar uniformes pelo ‘Bora Estudar!’ As lojas de confecções conveniadas ao programa

Cotidiano

Ibiporã abre concurso público

Edital prevê nove vagas imediatas e cadastro reserva em diferentes áreas A Prefeitura de Ibiporã publicou edital de concurso público para o preenchimento de nove