De perícias e violência contra a mulher

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. De perícias e violência...

Editorial – Edição: 883 – sexta-feira, 12/08/22

Olá, querido leitor e cara leitora do JR

Estamos no Agosto Lilás, mês criado para reforçar o enfrentamento da violência contra as mulheres. Também neste agosto, a Lei Maria da Penha completou 16 anos, mas as mulheres têm muito a conquistar ainda. Mais ainda, têm os homens a aprender. E isso desde criança, em sua casa e na sala de aula também.


Exatamente neste mês, o Instituto de Criminalística de Londrina veio a Rolândia para realizar uma nova perícia na casa em que o corpo de Eduarda Shigematsu, de 11 anos, foi encontrado enterrado. Os peritos também vieram fazer um exame, o primeiro, na residência da vó de Eduarda, local em que teria sido morta ou teria se suicidado, de acordo com Ricardo Seidi, pai da menina e principal suspeito de sua morte.


Em tempo, a vó de Eduarda é Terezinha Guinaia e ela é acusada de ocultação de cadáver e de falsidade ideológica.


Uma das acusações contra Ricardo é justamente o de feminicídio, um crime que parece crescer cada vez mais no Brasil.


Pegando esse gancho, a Procuradoria da Mulher de Rolândia, órgão da Câmara Municipal, está distribuindo cartilhas para as crianças, meninos e meninas, da 5ª série. O tema violência contra a mulher tem que ser debatido e debatido nas escolas para que o menino saiba que é errado bater numa mulher. Se esse discurso for repetido em casa e pela sociedade, possivelmente teremos homens menos violentos e machistas. É o que esperamos.


Ainda nesse gancho, em Rolândia, de acordo com a Procuradoria da Mulher, há mais de 210 boletins de ocorrências registrados de violência contra as mulheres. Esses números são a ponta do iceberg, pois a quantidade deve ser bem maior.


Bora lá entrar na desconstrução de homens machistas e violentos?

Uma boa leitura

Josiane Rodrigues – editora

José Eduardo – editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

De vários tópicos, assuntos e pautas

Editorial – Edição: 1011 – sexta-feira, 04/04/25 Caro leitor e cara leitora A matéria principal desta edição trata do ensino do português para os migrantes

Cotidiano

ACIR lança seu Show de Prêmios

Campanha, que começa no dia 07 de abril, terá premiações em todas as ações do ano e todas as lojas participantes terão ganhadores No próximo