EDITORIAL – Edição: 899 – sexta-feira, 09/12/22
Olá, querido leitor e cara leitora do JR
Definitivamente entramos no clima do Natal e também da Copa do Mundo, dois sentimentos que nunca pensamos que um dia teríamos ao mesmo tempo. Afinal, tempo de Copa do Mundo é junho/julho e tempo de Natal é dezembro. Claro como água pura.
Mas as chegadas dos Papais Noeis nos municípios nos fazem perceber, mais do que nunca, que estamos no Natal. Temos as cidades decoradas e iluminadas, temos presépios e lojas enfeitadas, temos árvores de Natal e temos o Bom Velhinho.
Temos também os Bazares Natalinos com suas guirlandas e meias para presentes para pôr presentes. Enfim, é tempo de Natal.
Muitos reclamam que o Papai Noel ‘tomou’ o lugar de Jesus no Natal e que a data (25 de dezembro) é do aniversário de Cristo e não do Santa Claus… Na verdade, não é aniversário de nenhum dos dois, já que a verdadeira data de nascimento de Jesus não é conhecida. Mas a reclamação é, com razão, pelo verdadeiro espírito natalino. Natal é tempo de empatia, de compreensão, de amor entre os homens. É esse espírito natalino, de solidariedade, que faz algumas pessoas reclamarem do excesso de exposição do Papai Noel em detrimento de Jesus.
Esse espírito de solidariedade ‘afeta’ a muita gente e há muitas doações nessa época do ano. Campanhas e ações, como a Live Show de segunda-feira em Rolândia, conseguem arrecadar mais alimentos, mais brinquedos, e beneficiar mais pessoas, principalmente as crianças.
Mas também estamos no clima da Copa do Mundo. O Brasil chegou às oitavas e enfrenta a Croácia sob o olhar confiante e desconfiado dos brasileiros. A vitória sobre a Coreia do Sul voltou a dar ânimo aos torcedores brasileiros, que estavam desanimados desde a derrota para a seleção de Camarões por 1 a 0.
Nada melhor do que uma goleada para colocar a casa em ordem: 4 a 1 foi pouco e, se quisesse, o Brasil teria feito mais. Vamos ver contra a Croácia. Possivelmente, quando você estiver lendo esse editorial, talvez você já saiba o resultado do jogo e esteja alegre/triste. Vamos arriscar um palpite: Brasil ganha de 3 a 1 e espera pela Holanda nas semifinais. Medo da Argentina? Não. Acreditamos que a Holanda, ou melhor, Nederland, ou Países Baixos em português, esteja jogando mais que os nossos Hermanos. Como dissemos, foi um palpite apenas.
Pra fechar, na segunda-feira tem eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rolândia. Teremos surpresas vindo por aqui, como o Marrocos na Copa, ou a coisa seguirá um ritmo ‘normal’, como a classificação da França e do Brasil?