21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down
Modelos rolandenses estão em exposição que celebra a beleza da diversidade durante esse mês de março; evento retorna depois de dois anos
A exposição de fotos ‘Um Novo Olhar’ está no Shopping Aurora, em Londrina, desde 05 de março e busca chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão social das crianças com síndrome de Down. A fotógrafa Rosângela Oliveira traz diversas imagens em tamanho ampliado de 13 crianças com Down e suas famílias. Há crianças de Londrina, Andirá e duas rolandenses: André Carlos de Araújo Moreira Soares e Gabriela Mungo Jacques. A Exposição é gratuita e fica aberta até o dia 21.
“O projeto já existe há seis anos e, por conta da pandemia, não pude fazê-lo nos últimos dois anos. Tem como foco chamar a atenção para o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) e eu o realizo justamente para ajudar na inclusão dessas crianças através da fotografia”, explica Rosângela, idealizadora do evento.
A fotógrafa ressalta que, geralmente, gosta de fazer a exposição em vários lugares simultaneamente, mas nesse ano só foi possível realizá-lo no Aurora. “Exatamente por conta da pandemia há lugares que ainda não aceitam exposições para visitação do público. Também estou negociando com o shopping de fazer, durante o mês de outubro, que é o mês da criança, uma exposição com muitas outras comorbidades como, por exemplo, autistas e cadeirantes. Então estamos negociando se o shopping vai autorizar a fazer esse ensaio com todas as crianças, pois será algo bem inclusivo”, revela.
As fotos foram todas tiradas ao ar livre, principalmente por conta dos cuidados ainda necessários em relação à pandemia. Os cenários foram locais como o Campus Universitário da UEL e o Jardim Botânico. “Queremos que a sociedade perceba o quanto as crianças são lindas e a importância da inclusão. Ao mesmo tempo desejamos conscientizar as pessoas sobre direitos igualitários e sobre a conquista do bem-estar das pessoas com Down na sociedade”, pontuou Rosângela.
A profissional revela que o projeto é extremamente importante para ela e que tudo é feito com muito amor. “Eu me sinto abençoada por poder registrar esse momento, essa luz que eles têm. Estamos de volta com o projeto esse ano e já tem bastante gente visitando. Acima de tudo, essa é uma maneira de a gente efetuar a inclusão e mostrar que eles são tão lindos quanto qualquer outra criança”, compartilha a profissional.
Para quem se interessar em ver mais sobre o trabalho desenvolvido pela fotógrafa Rosângela Oliveira, basta acessar o Instagram (@projetoumnovoolharbrasil).