Manfred Gumbel recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Roland na sessão de segunda-feira
O Legislativo rolandense homenageou o pastor Manfred Gumbel, fundador do Centro de Recuperação Vida Nova (Cervin), na sessão de segunda-feira (11) na Câmara Municipal. Proposta pelo vereador Isaac Altino, Manfred recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Roland, mais alta honraria do município, em cerimônia que contou com a presença do prefeito Ailton Maistro e da primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro.
Aos 79 anos, alemão da cidade de Giessen, casado com Christa Volker, dois filhos, Manfred é teólogo e chegou ao Brasil em 1971. Passou por Curitiba, Atibaia/SP e Ortigueira e chegou em Rolândia em 1978 para pastorear a Igreja do Cristianismo Decidido. Fundou o Cervin em 1985 e um trabalho que oferece tratamento, mudança de vida e oportunidades para dependentes químicos e de álcool. A instituição, que tem a sede em Rolândia e uma casa feminina em Cambé, já recuperou cerca de 7 mil pessoas ao longo desse tempo.
Hoje, o Cervin tem 65 internos e é presidido por Edson Galvan e tem como coordenador administrativo João Alves. A Comenda da Ordem do Mérito Roland reconhece o relevante e notável serviço prestado por ele, que no próximo dia 29, voltará em definitivo para a Alemanha, para morar com a filha e fazer um tratamento médico. Em seu discurso, Ailton Maistro parabenizou o legado de Manfred e a atuação do Cervin e destacou que a honraria é uma forma da cidade agradecer o brilhante trabalho social idealizado e desempenhado por Gumbel.