Homenagem: Herbert Bartz terá busto em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Homenagem: Herbert Bartz terá...

Homenagem será feita nesta segunda (23); busto comemora o Dia Nacional do Plantio Direto e ficará em frente ao Museu Municipal

Foto de Cesar Augusto, da Folha de Londrina, usada para a confecção do busto de Herbert Bartz

O ‘pai’ do Plantio Direto, Herbert Bartz, será homenageado com um busto, a ser inaugurado próximo ao Museu Municipal nesta segunda-feira (23), às 9h30. O evento marca a comemoração do 1º Dia Nacional do Plantio Direto, em 23 de outubro, depois que a Lei Federal 14.609, de 20/06/23, foi sancionada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (presidente em exercício).


A solenidade, que dará largada às comemorações da semana do Dia Nacional do Plantio Direto, é organizada pela Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP) e pela prefeitura municipal de Rolândia.


A inauguração do busto contará com a presença de Marie Bartz, filha de Herbert e membros da família Bartz, do prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, do presidente da FEBRAPDP, Jônadan Ma, e demais representantes da diretoria, (a confirmar) do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), autor do PL do ‘Dia Nacional do Plantio Direto’, autoridades nacionais, estaduais e locais da agricultura, política e ciência, além de convidados.


A data de 23 de outubro foi escolhida como o ‘Dia Nacional do Plantio Direto’ porque, em 1972, Herbert Bartz adotou pela primeira vez na América Latina a prática do Plantio Direto, que tinha como principal objetivo não revolver mais o solo para combater a erosão. Essa inovação histórica de Bartz aconteceu na fazenda Rhenânia, em Rolândia.


O JR – Um Jornal Regional conversou com Marie Bartz sobre a homenagem por um aplicativo, já que a filha de Herbert mora em Portugal, onde atua como pesquisadora. Marie chega na sexta e garantiu sua presença na segunda-feira. Ela contou como surgiu a homenagem a seu pai em forma de busto. Abaixo o texto na íntegra.

Homenagem a Bartz
Desde o ano passado (2022), a família Bartz tem sido consultada sobre alguma referência à cidade em relação ao Plantio Direto. Houve uma consulta sobre Rolândia receber o título de ‘Capital do Plantio Direto’. A este negamos de pronto o apoio, uma vez que ainda há muito para evoluir para termos o Sistema Plantio Direto adotado na sua plenitude no município. Concordamos que o Rolândia também precisava de um trabalho de base, ou seja, a população precisa saber quem foi Herbert Bartz e o que é e significa o Plantio Direto, sendo nossos pequenos, as crianças, o principal público. Isso porque a trajetória que Bartz traçou, levando o nome do município mundo afora, é uma história nossa e que precisa ser reconhecida, preservada e valorizada.


A ideia inicial foi incentivar projetos no município para desenvolver essa sensibilização, como o programa já existente em parceria da Secretaria de Educação e a Cooperativa Integrada que trabalha com crianças o livro “O mistério do ribeirão vermelho”, de autoria de Wilhan Santin, e que é inspirado na biografia de Herbert Bartz e conta sobre a adoção do Plantio Direto.


No entanto, em fevereiro deste ano recebi uma consulta dos senhores Ronaldo Antunes e Nelson Bergamini, em nome da Maçonaria, se poderiam submeter uma proposta à Câmara Municipal de Rolândia solicitando que uma homenagem à pessoa de Herbert Bartz fosse prestada, pela importância que este agricultor desempenhou no contexto de nossa agricultura nacional e mundial. Para terem uma noção, o Sistema Plantio Direto, que evoluiu a partir da adoção do Plantio Direto, numa conjuntura e esforço entre agricultores pioneiros, a academia e empresas, se tornou no início dos anos 2000 uma referência e modelo a ser seguido pelo mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Então esse movimento que Bartz iniciou em Rolândia não foi pouca coisa.


Antunes e Bergamini enviaram a proposta para apreciação da família que concordou em apoiar, desde que a homenagem fosse exclusivamente à pessoa de Herbert Bartz na forma de um busto ou estátua. A proposta vagou pela Câmara por alguns meses, sem muito evoluir.


O estabelecimento em final de junho, pelo governo federal, do Dia Nacional do Plantio Direto, deu novo fôlego à proposta. O dia decretado para tal comemoração é 23 de outubro, por ser o dia em que Herbert Bartz realizou o primeiro plantio de soja sob Plantio Direto na Fazenda Rhenânia, em Rolândia, em 1972. Na sequência foi consultado o prefeito do município, o Sr. Ailton Maistro, que apoiou a proposta.


Em início de agosto, foi-se à procura de patrocinadores para conseguir viabilizar a confecção do busto para a comemoração do primeiro Dia Nacional do Plantio Direto neste 23 de outubro. Foi solicitado também apoio da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP) para auxiliar na articulação e que tem sido liderado por Daniel Rosenthal, vice-presidente para o estado do Paraná, e Jônadan Ma, presidente da FEBRAPDP. Além do Sindicato Rural de Rolândia, na pessoa da presidente Gayza Iácomo, estão apoiando e auxiliando na organização da iniciativa.


O patrocínio foi concedido integralmente e incondicional pela empresa Jacto, que possui estreita história com Herbert Bartz na concepção e desenvolvimento de pulverizadores na década de 80. Confesso que a partir deste ponto eu, Marie Bartz, tomei a frente e identifiquei a empresa que pudesse fazer o serviço em tempo hábil. Entre idas e vindas e a superação de alguns mal-entendidos, a empresa 2CUBOS – impressão 3D de Sorocaba aceitou o desafio em fazer o busto. Utilizando tecnologia pioneira para este setor, impressão 3D, batemos o martelo e a estratégia de trabalho foi colocada em prática a partir do dia 24 de agosto com envolvimento de Filipe Gabriel e Pedro Matsubara.


O processo é constituído pela 2CUBOS que esculpiu o busto digitalmente, através de fotos referência do Sr. Bartz, posteriormente fabricado em impressão 3D, seguindo então como um modelo matriz de polímero e posterior fundição em metal. Parece simples, mas nem tanto… Várias foram as idas e vindas até termos os detalhes do modelo computadorizado, que foi realizado pelo artista da 2CUBOS.


Qualquer problema poderia comprometer a fundição e ter o busto pronto em tempo hábil. Mas apesar de tudo ter corrido bem até então, houve um contratempo na primeira impressão do molde em resina e este precisou ser refeito, comprometendo desta forma a fundição em metal do busto. Para a solenidade deste dia 23 teremos o molde em resina. Este permanecerá por uma semana e então retornará para a empresa para realizarem a fundição em metal do busto, que deverá ter em torno de 30 kg.


A foto principal que inspirou o busto é da Folha de Londrina e de autoria de Cesar Augusto, tirada em 2012, e mostra Herbert Bartz segurando palha, que é um dos símbolos do movimento do Sistema Plantio Direto.


Confesso que tem sido bastante estressante e cansativo todo o processo e organização, mas sabendo que é algo que irá valorizar a nossa história e enriquecer o nosso município, acabo por relevar, tendo em mente o desdobramento que tudo isso pode gerar em um benefício maior.


Sinceramente não sei o que meu pai diria a respeito de tal homenagem… Geralmente este tipo de homenagem não é feita quando as pessoas ainda estão vivas (infelizmente). Mas, do que eu conhecia de meu pai, ele diria que não seria algo para ele, mas que esta homenagem seria para todos os agricultores, profissionais e simpatizantes que lutaram e ainda lutam em prol do Sistema Plantio Direto.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: