Ibiporã IPTU 2024: carnês chegam pelos Correios

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Ibiporã IPTU 2024: carnês...

Pagamento à vista garante vantagens e descontos; imposto assegura investimentos em diversas áreas do município

Os mais de 24 mil carnês de IPTU de Ibiporã começaram a ser enviados aos contribuintes no final de janeiro pela Secretaria de Finanças: o primeiro vencimento é no dia 10 de março. O imposto é uma das mais importantes fontes de arrecadação do município para garantir investimentos em várias áreas, muitas delas vitais para o cidadão.


As pessoas responsáveis por imóveis recebem a versão impressa do carnê em seu endereço. Aqueles que possuem lotes vazios, cadastro sem atualização ou que precisam consultar o documento de maneira virtual, devem fazê-lo através do site da Prefeitura de Ibiporã, com a inscrição imobiliária.


As dúvidas podem ser sanadas presencialmente no Departamento de Tributação da Prefeitura (Av. Dos Estudantes, 336 – antigo Trem da Alegria) ou entrar em contato por meio dos telefones (43) 3178-8475 e 3178-8472.


Descontos
O contribuinte pode optar por pagar em cota única até o dia 10 de março com desconto de 7,5%. O pagamento em cota única no dia 10 de abril garante o desconto de 5%. Já o parcelamento tem seu 1º pagamento até o dia 10 de março – nesse caso, o IPTU pode ser dividido em até 10 vezes, desde que a parcela não seja inferior a R$ 50.


Isenção
Podem pedir a isenção, até o dia 30 de abril, as pessoas com mais de 60 anos de idade ou viúva; cuja renda familiar seja menor ou igual a 2 salários mínimos regionais da menor faixa ou piso salarial vigente; que seja proprietária deste único imóvel no Município e que nele resida; cujo valor mensal do imóvel não seja superior a R$124.810,37 junto ao Cadastro da Prefeitura, reajustado anualmente no mesmo percentual utilizado para todos os tributos.


Também podem pedir a isenção a residência pertencente à família que mantém deficiente físico ou mental e que preencham os seguintes requisitos: renda mensal familiar não superior a três salários mínimos e ser a propriedade o único imóvel e destinado à residência familiar.


As pessoas interessadas devem ir até a Secretaria de Assistência Social (rua São Vicente de Paula, nº 96) com o Carnê de IPTU; Declaração de renda e despesa familiar; Cópia do RG e CPF; Comprovante de residência; Comprovante de renda; Certidão negativa de bens do cartório de registro de imóveis ou declaração de único imóvel (Decreto 568/2021).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

De vários tópicos, assuntos e pautas

Editorial – Edição: 1011 – sexta-feira, 04/04/25 Caro leitor e cara leitora A matéria principal desta edição trata do ensino do português para os migrantes

Cotidiano

ACIR lança seu Show de Prêmios

Campanha, que começa no dia 07 de abril, terá premiações em todas as ações do ano e todas as lojas participantes terão ganhadores No próximo