Julgamento aguardado

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Julgamento aguardado

EDITORIAL – Edição: 912 – sexta-feira, 24/03/23

Olá, querido leitor e cara leitora do JR

Após dois adiamentos e quase quatro anos depois, o julgamento dos acusados da morte da menina Eduarda Shigematsu, de 11 anos à época, será realizado na próxima quarta-feira, dia 29 de março. Vão a júri popular e serão julgados por sete rolandenses, Ricardo Seidi Shigematsu, pai de Eduarda, e Terezinha de Jesus Guinaia, avó da menina e mãe de Ricardo.

O julgamento deve causar uma comoção popular muito grande, já que a repercussão do crime foi enorme e rodou o país todo. Para quem não se lembra, Eduarda sumiu no final de abril de 2019 e seu desaparecimento foi comunicado à polícia militar por Terezinha e por Ricardo. O JR, à época ainda conhecido como Jornal de Rolândia, fez uma entrevista com a vó da menina e publicou essa entrevista na edição da sexta-feira, dia 25 de abril. No domingo, 28 de abril, o corpo da menina foi encontrado enterrado na garagem de uma casa que pertencia a seu pai, que foi preso imediatamente e, desde então, aguarda pelo julgamento atrás das grades.

Ricardo será julgado por assassinato e ocultação de cadáver, apesar de sempre negar ter matado a filha. O acusado afirma que a encontrou pendurada na maçaneta de uma porta de sua casa e que ela havia cometido suicídio. Diz que ‘apenas’ escondeu o corpo. Sua mãe, Terezinha, será julgada por ocultação de cadáver e por falsidade ideológica, não por assassinato.

A defesa de Ricardo tentou tirar o julgamento de Rolândia, alegando que o júri não seria imparcial por fazerem parte da comunidade. O chamado Desaforamento, ou seja, tirar do fórum de Rolândia. Pedia que o júri fosse uma cidade fora do Noroeste do Paraná, região já ‘maculada’ pela gravidade do crime. Um dos desembargadores do Tribunal de Justiça que julgou o pedido, ontem à noite, afirmou que, para que ninguém ser influenciado pelo crime no júri, o julgamento teria que ser fora do Brasil e olhe lá, ainda. Claro que o pedido foi negado por unanimidade.

Boa Leitura

Josiane Rodrigues – editora

José Eduardo – editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

Rolândia: lojas abrem no feriado para atender pais

Lojas conveniadas trabalham nesta quarta-feira (28), aniversário do município, para que pais possam comprar uniformes pelo ‘Bora Estudar!’ As lojas de confecções conveniadas ao programa

Cotidiano

Ibiporã abre concurso público

Edital prevê nove vagas imediatas e cadastro reserva em diferentes áreas A Prefeitura de Ibiporã publicou edital de concurso público para o preenchimento de nove