Editorial – Edição: 1017 – sexta-feira, 23/05

Caro leitor e cara leitora
O município de Arapongas tem mais de 1 mil casos de dengue confirmados – mais de 900 são casos autóctones, ou seja, a pessoa se infectou em Arapongas mesmo. Também tem quatro casos confirmados de chikungunya, outra doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Em Rolândia, a secretaria de Assistência Social divlgou um número assustador, mas que deve ser bem pior: 82 crianças e/ou adolescentes sofreram abuso ou violência sexual em 2024. Esses são os casos que chegam até a Assistência, mas é consenso geral que devem haver muito mais ocorrências desse tipo. E, como é mais do que sabido, o abusador é, quase sempre, um familiar ou algum ‘amigo’ da família. Na grande maioria das vezes, homem.
É disso que o Maio Laranja trata. É o mês de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil. Na segunda-feira, alunos da 5ª série das escolas municipais de Rolândia terão uma Palestra-Show, evento lúdico que ajuda a identificar casos de abuso e de violência sexual. Cerca de 1000 crianças devem ir até o Nanuk para essa importante ação.
Mudando para uma assunto mais leve, Ibiporã começou recapes e recuperações asfálticas em serviços de mais de R$ 4 milhões. São 15 regiões da cidade que receberão melhorias.
Cambé fará uma semana especial para os MEIs e inaugurou um NAEE (???); um Núcleo da Atendimento Educacional Especializado. Essas matérias estão nas páginas 4 e 7.
Josiane Rodrigues – editora
José Eduardo – editor