Editorial – Edição: 954 – sexta-feira, 09/02/24
Olá, querido leitor e cara leitora do JR
Depois de uma semana de ‘descanso’, voltamos com a edição impressa e um assunto que tem tomado o noticiário de todo o Brasil: a dengue e o mosquito Aedes aegypti.
Nossa foto principal de primeira página é sobre a dengue e sobre o mosquito. Entramos em contato com todas as secretarias de Saúde das cidades para saber os números da doença na nossa região. Aliás, a 17ª Regional de Saúde, com sede em Londrina, é a 2ª em número de casos, ‘perdendo’ apenas para a 16ª RS, de Apucarana. Aliás, Apucarana é o município com mais casos no Paraná, mas de 5 mil, seguida de Londrina, que tem mais de 2 mil.
Mas os números mudavam mesmo enquanto escrevíamos a matéria. E ‘novas’ novidades também chegavam. Depois de escrita a reportagem, Arapongas teve uma morte confirmada por causa da Dengue e Rolândia noticiou um caso de Chikungunya, o que trouxe preocupação para a Secretaria Municipal de Saúde, dado a sua gravidade no caso de gestantes.
As campanhas e pedidos das secretarias de todas as cidades têm uma coisa em comum: a população precisa cuidar de seu quintal e impedir que o Aedes faça seu criadouro em todo e qualquer lugar.
É uma doença que pode ser evitada ‘apenas’ com a limpeza e a destruição dos criadouros. Mas isso deve ser feito em conjunto e por todos em um bairro, por exemplo.
O Aedeszilla não é tão poderoso assim. Somos mais.