Sala que homenageia secretária de Saúde de Rolândia, falecida em novembro, foi inaugurada na quarta-feira, durante a cerimônia de entrega do novo prédio do Cismepar em Londrina
A unidade de atendimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) ampliou a cobertura de detecção precoce ao câncer para as especialidades próstata, cólon e reto, e pele. Essa nova ala foi inaugurada na quarta-feira (13), em Londrina, e presta uma homenagem à ex-secretária de Saúde de Rolândia, Paloma Pissinati, falecida no dia 25 de novembro passado. O local foi batizado de “Ala do Cuidado de Detecção Precoce do Câncer Paloma Pissinati” e está no novo prédio do Consórcio, também entregue na quarta.
Estiveram na solenidade o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, ao lado da primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, o vice-prefeito Márcio Vinícius, o prefeito de Cambé, Conrado Scheller, a secretária de Saúde Karla Ulinski, o deputado estadual Cobra Repórter, a chefe da 17º Regional de Saúde, Lúcia Lopes, o presidente do Cismepar, Marcos Voltarelli, a diretora de executiva do Cismepar, Silvia Karla Andrade, o secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado. A família de Paloma também compareceu: o viúvo Henrique, o irmão Diego e a mãe Ivani.
“Paloma mostrou sua competência e capacidade em desenvolver um trabalho de excelência com projetos fantásticos para a saúde de Rolândia. Com o empenho e vontade de todos, cada um deles será realizado. Parabéns por esse reconhecimento fundamental em valorizar uma pessoa que fez a diferença”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter.
Novo prédio
O novo prédio do Cismepar, onde está a ‘Ala Paloma’, fica anexo ao antigo prédio, que agora tem entrada pela avenida Leste-Oeste, no centro de Londrina. Com a nova construção, a expectativa é ampliar os atendimentos em 25% ao ano, passando dos 500 mil realizados em 2021, para 840 mil em 2022, refletindo no recebimento de pacientes de 21 municípios.
A obra do Centro de Especialidades do Cismepar foi iniciada em 2014 e retomada em abril de 2019, depois que a primeira empresa ganhadora da licitação pediu um aditivo contratual, que acabou não aceito pelo Consórcio, e abandonou a construção do prédio. No total, o orçamento investido na obra foi de R$ 8 milhões, e os recursos são do governo estadual.
“A população de Londrina e região há anos esperava por este momento! Foi algo que trabalhamos para acontecer e o governo do estado liberou os recursos para que a obra do Centro de Especialidades do Cismepar, que fica na Avenida Leste Oeste, fosse concluída”, disse o deputado estadual Cobra.