Parto na ambulância do Samu na beira da estrada

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Parto na ambulância do...

Mãe entrou em trabalho de parto e criança nasce na ‘Avançada’ do Samu, estacionada no pátio de um ferro-velho

Essa é uma daquelas histórias que valem a pena ser contada e envolve os municípios de Rolândia, Florestópolis, Prado Ferreira e Londrina. Os profissionais de uma ambulância avançada do Samu de Rolândia fizeram chegar ao mundo um menino em um parto realizado dentro do próprio veículo, estacionado no pátio de um ferro-velho às margens da PR-170. O caso aconteceu no início da manhã do dia 18 de maio e tudo terminou bem, com a criança e a mãe, de 21 anos, sendo levadas para o Hospital São Rafael.

De acordo com informações do Samu, a equipe de plantão foi acionada para transferir uma gestante, Isabela Fernanda Faria, em trabalho de parto de Florestópolis para Londrina. A equipe foi ao local, avaliou a paciente no hospital de origem e decidiu iniciar o deslocamento da paciente para o destino. Na ambulância do Samu, estavam o médico Charles Jean, o enfermeiro Adriano Piza e o condutor-socorrista Mário Augusto Gomes.

“A mãe já estava com algumas contrações e, chegando no município de Prado Ferreira, os movimentos se intensificaram e a equipe achou necessário escolher um lugar seguro para poder realizar a reavaliação da paciente”, explicou Kelen Mitie Wakassugui de Rocco, coordenadora do Samu Rolândia. A ambulância estava na PR-170 e, com a evolução do trabalho de parto, a equipe não conseguiria prosseguir viagem naquelas condições.

“Diante disso, a equipe decidiu realizar o parto ali mesmo, no pátio de uma ferro velho na marginal da rodovia, que era o local mais seguro naquele momento”, revelou a coordenadora. Os profissionais prepararam os materiais para realizar o parto e receber o bebê. A ambulância era  o Suporte Avançado de Vida-UTI, que tem todos os equipamentos necessários para realizar atendimento de urgência e emergência para todos os tipos de pacientes. “Também a equipe é treinada e capacitada para o atendimento às diversas situações”, ressaltou Kelen.

Na sequência, os profissionais orientaram a mãe sobre o procedimento. “A mãe foi cuidadosa, atenciosa, colaborativa e muito corajosa e seu empenho foi fundamental para o sucesso no atendimento e o nascimento do bebê”, afirmou Kelen. De acordo com os relatos repassadas a Kelen, na segunda contração, ali, parados à beira da estrada, o filho de Isabela nasceu:um menino lindo e saudável.

A equipe do Samu prestou todo o atendimento à mãe no pós-parto e ao bebê nos seus primeiros momentos de vida. “Com o sucesso do parto, a mãe e bebê evoluíram bem e a equipe pode continuar o deslocamento com Isabela e seu bebê no colo até o hospital São Rafael, em Rolândia”, confirmou a coordenadora.

No hospital, mãe e filho, batizado como Gael Fernando, foram internados e ficaram até o dia 20, quando foram para casa, no bairro Jardim das Flores, em Florestópolis, onde Alexsander Borges, com quem é casada há quase três anos, os esperava em companhia de Cristiano Lorenzo , primeiro filho do casal, que completa dois anos nesta quinta-feira (02). Gael veio ao mundo com 3.660 kg e com 50 centímetros de ‘altura’.

“Tudo foi muito rápido e não consigo descrever muito o que aconteceu. Foi uma mistura de sentimentos, mas me senti muito agradecida com os profissionais que estavam ali, que foram muito atenciosos e me deram todo o apoio”, resumiu Isabela.

Na próxima segunda-feira (06), a reportagem do JR irá entrevistar o médico Charles Jean e o enfermeiro Adriano Piza em uma live, a partir das 18h30, pelo Facebook do jornal (/UmJornalregional). Não perca!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: