Projeto foi aprovado em primeira discussão; aprovação é primeiro passo para empreendimento de mais de 440 casas
Na semana passada os vereadores de Rolândia aprovaram, em primeira votação, o Projeto de Lei nº07/2021 que caracteriza como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) um terreno de 6 alqueires que fica próximo ao Tomie Nagatani. A aprovação é o passo inicial para a realização de um empreendimento com mais 440 casas que está previsto para chegar em Rolândia. O projeto precisa ser aprovado em duas votações e ser sancionado pelo prefeito Maistro.
O empreendimento terá o convênio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), e as moradias poderão ser financiadas pela Caixa Econômica, por meio do programa Casa Verde e Amarela. A expectativa é que as obras tenham início no mês de março de 2022. Essas casas podem ter subsídios de R$ 15 mil do Governo Federal e outro de igual valor do Governo Estadual.
As ZEIS são uma categoria de zoneamento que permite o estabelecimento de um padrão urbanístico próprio com regras especiais, mais permissivas, para determinadas áreas da cidade.
Segundo o secretário de Planejamento de Rolândia, Zeca Salgueiro, após essa aprovação, o projeto ainda passará por uma série de tramites em relação as aprovações do projeto com o governo. O terreno destinado às moradias será de 160 metros quadrados e as casas terão 46 metros quadrados. A construtora responsável pela obra é a Mello Engenharia, do estado de São Paulo.
A previsão é que seja utilizada uma listagem de cadastros já feitos pela Cohapar para esse financiamento de moradias. “Após a lei aprovada nós vamos estar prontos para fazer o convênio com Cohapar e, com isso, representantes da companhia virão para fazer novos cadastros para as pessoas interessadas. Será aproveitada a listagem que já existem, mas também haverá atualizações”, afirmou Salgueiro.