Quase tudo pronto para o Dia de Finados na região

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Quase tudo pronto para...

Milhares de pessoas são esperadas nos cemitérios dos municípios de Cambé, Jaguapitã, Prado Ferreira e Rolândia

O cemitério São Rafael, um dos quatro de Rolândia

Mais de 70 mil pessoas são esperadas nos cemitérios das cidades de Cambé, Jaguapitã, Prado Ferreira e Rolândia para o Dia de Finados na próxima quarta-feira (02). As pessoas começaram a visitar os locais desde o sábado (29). No dia 02, o cemitério Padre Symphoriano Kopf, em Cambé, abre das 07 às 18 horas; o cemitério municipal de Jaguapitã abre as 7h30 e fecha apenas quando não houver mais visitantes, e o cemitério João dos Santos, em Prado abre das 07 às 19 horas. Já em Rolândia, o cemitério central funciona das 6h30 às 19 horas, o Parque das Hortênsias, das 08 às 18 horas, e do Bartira e do São Rafael, das 07 às 18 horas.

Rolândia – Em Rolândia, a expectativa da a Administração de Cemitérios do Município (ACMR) é que cerca de 25 mil pessoas visitem os quatro cemitérios da cidade para esse Finados contando a partir do dia 28. As reformas e construções puderam ser feitas até a quinta-feira desta semana.


As pinturas e limpezas nos túmulos puderam ser realizadas até o sábado, dia 29. Nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, haverá restrições à entrada de veículos, somente serão autorizados os essenciais aos trabalhos e funerárias.


Para dar mais tranquilidade aos visitantes, a secretaria de Serviços Públicos está fazendo melhorias nos Cemitérios, como limpeza, reparos, roçagem e melhorias, as novas calçadas na rua Wenceslau Bráz, centro, nos arredores do portão principal do Parque das Hortênsias. Para informações, inclusive no Dia de Finados, o telefone da ACMR é 3906-1108.

Cambé – A Prefeitura de Cambé definiu os horários de funcionamento do Cemitério Municipal Padre Symphoriano Kopf para o Dia de Todos os Santos, na terça-feira (01/11), e de Finados, na quarta-feira (02/11). O cemitério, localizado na Rua Nossa Senhora do Rocio, 1001, estará aberto para visitas das 7h às 18h em ambos os dias.


Desde a segunda-feira (24/10) até domingo (30/10) os túmulos puderam ser lavados. Já nesta segunda (31/10) e terça-feira (01/11) essa limpeza poderá ser feita apenas com baldes e panos. A Prefeitura realizou os serviços gerais de pintura de meio fio e limpeza de cemitério até o dia 28 de outubro.


Tanto na terça-feira quanto no Dia de Finados, a rua Nossa Senhora do Rocio será interditada entre a rua Pará e a Avenida Brasil, assim como a rua Holanda entre a rua Estados Unidos e Nossa Senhora do Rocio. As ruas em frente ao cemitério serão fechadas para a venda de artigos relacionados aos dias, como por exemplo, flores, velas e alimentos.


O diretor do Departamento de Serviços Funerários, Eder Aparecido Fogaça Rosa, recomenda a visita ao cemitério no período da tarde. “Geralmente o maior número de visitantes é na parte da manhã e quem puder vir após o almoço vai encontrar menos movimento”, finaliza o diretor.

Jaguapitã – Em Jaguapitã, a limpeza nos túmulos dos cemitério municipal pode ser até a terça-feira (1/11), véspera de Finados. “Até mesmo outras melhorias podem ser feitas até a terça, desde que as pessoas deixem tudo limpo e organizado para o Dia de Finados”, explica Fátima Barbosa dos Santos, que trabalha no cemitério municipal.

Prado Ferreira – Já no município de Prado Ferreira, o cemitério municipal João dos Santos ficará aberto das 07 às 19 horas no Dia de Finados, na próxima quarta-feira, dia 02 de novembro.
As construções e as melhorias como reformas e pinturas poderiam ter sido feitas até o dia 27. “Já a limpeza dos túmulos e jazigos podem ser feitas até na véspera do feriado, na terça-feira, dia 1”, ressalta Eduvaldo Soares dos Santos, o Veinho, diretor do cemitério.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

De aniversários e outros

Editorial – Edição: 1001 – sexta-feira, 24/01/25 Caro leitor e cara leitora Rolândia completa 81 anos de emancipação política no dia 28 de janeiro e