Pistas principais do viaduto, um investimento de R$ 13,5 milhões, foram ‘liberadas’ por governador e já estão sendo usadas
O viaduto Bratislava, em Cambé, importante obra de infraestrutura e logística urbana para toda a região, teve as suas pistas principais liberadas, nesta terça-feira (28), pelo próprio govenador Ratinho Junior. O investimento do governo do estado para a construção do viaduto foi de R$ 13,5 milhões. A obra, localizada no km-163 da BR-369, na interseção da Avenida Brasil com a estrada Bratislava, eliminará o gargalo viário, no qual congestionamentos e acidentes eram comuns, e garantir mais segurança para os moradores. No trecho passam 26 mil veículos por dia, sendo 6 mil veículos pesados.
Comissão de Infraestrutura
A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura de Londrina e região reúne representantes de vários segmentos da sociedade para discutir, acompanhar, cobrar prazos e acelerar obras e projetos de interesse da região. A obra era considerada necessária para tornar a ligação entre moradores de vários municípios um trajeto seguro para milhares de motoristas, a via é também é rota principal entre Londrina e Maringá.
O deputado Tiago Amaral, um dos criadores da comissão e maior articulador para a concretização da obra, comemora a conquista. “É um marco para toda a região, muitas vidas serão poupadas em um local em que o número de acidentes era muito grande”, celebrou o deputado. “O viaduto é a maior obra pública dos últimos anos em nossa cidade”, comemorou o prefeito de Cambé, Conrado Scheller.
Cronologia
A construção do Viaduto Bratislava encabeça a lista de prioridades da Comissão de Infraestrutura desde a criação do grupo, em 2017. No ano seguinte, a comissão iniciou junto com a prefeitura de Cambé um trabalho de articulação para conseguir recursos do governo do estado e realizar a obra. Em 2020, o projeto e a obra foram licitados juntos para agilizar todo o processo, logo a obra foi autorizada. Em 2021, os trabalhos começaram e, agora, em 2022 a obra estará concluída trazendo benefícios incontáveis a quem mora e quem passa pela região. O viaduto está com 85% de execução e no segundo semestre estará pronto, com suas pistas laterais também liberadas.