Pesquisar
Close this search box.

Rolândia abre o Agosto Lilás com performo-palestra de Marina Stuchi nesta quinta

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Rolândia abre o Agosto...

No mês de conscientização sobre a violência contra a mulher, município tem doutora da UEL que pesquisa sobre teatro contemporâneo, violência de gênero e feminismo

Marina Stuchi, em evento promovido pelo JR no mês de março, com Palestra sobre Violência Simbólica

No mês de agosto, Rolândia se prepara para realizar várias ações em prol da conscientização sobre a violência contra a mulher. O ‘Agosto Lilás’, promovido pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Procuradoria da Mulher de Rolândia, traz uma série de atividades e palestras que visam alertar a comunidade sobre os diversos aspectos da violência de gênero e promover o debate em busca de soluções para esse grave problema social.

Abertura com performo-palestra

A programação terá início na quinta-feira (03), na Faculdade Paranaense – FACCAR, às 19 horas, com a performo-palestra gratuita de Marina Stuchi, doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), que desenvolve pesquisas sobre teatro contemporâneo, violência de gênero e feminismo. A partir de suas pesquisas, Marina desenvolveu a performo-palestra “Me Chame pelo Meu Nome”, espetáculo que denuncia os tipos de violência sofridos por mulheres, nomeando cada um deles para que sejam vistos e combatidos.

Marina Stuchi contou que a performo-palestra nasceu durante a pandemia, como um projeto audiovisual para a internet, unindo o formato de palestra com a expressividade da performance. “O objetivo é sensibilizar o público sobre diversos tipos de violência que as mulheres enfrentam diariamente, desde a violência simbólica até o feminicídio. A apresentação busca tocar emocionalmente as pessoas, levando-as a uma reflexão mais profunda sobre o tema”, explicou a doutora.

Outras ações

No dia 12 de agosto, um sábado, haverá um Pit Stop da Mulher com ações de conscientização serão realizadas para alertar sobre a violência contra a mulher. Do dia 21 a 25 de agosto, estão previstas palestras em diversas escolas, tanto estaduais quanto municipais. As palestras também buscam a conscientização dos alunos e alunas sobre a violência de gênero.

E para fechar o mês, será realizada a 1ª Conferência da Mulher no dia 31, uma quinta-feira, das 13 às 18 horas no Centro Cultural Nanuk. O evento encerrará o mês com a conferência cujo tema é ‘Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia’.

A secretária de Assistência Social, Michele Silva, também falou com o JR sobre o mês de ações e destacou a relevância do evento para a cidade e a importância de envolver a comunidade nas ações de conscientização. “Elaboramos um cronograma de ações para o mês todo em parceria com a Procuradoria da Mulher, e também de alguns órgãos da saúde, algumas empresas e entidades independentes”, informou.

Evento do JR

Michele também acrescentou que conheceu o trabalho da Dra. Marina Stuchi, que será a primeira convidada do mês de ações e fará uma performo-palestra imperdível, por meio de um evento promovido pelo JR – Um Jornal Regional, em parceria com outras empresas, que ocorreu no mês de março, quando a profissional fez uma palestra sobre ‘Violência Simbólica’.

“Gostamos muito do trabalho dela e este é um tema muito importante de ser trabalhado em nossa cidade. Por isso, reforçamos o nosso convite para todas as mulheres, e homens, não só para quinta-feira agora, mas para tudo o calendário de ações que teremos neste mês”, convidou a secretária Michele.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: