Rolândia Previdência iniciou recadastramento e Prova de Vida

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Rolândia Previdência iniciou recadastramento...

Pessoas com dificuldade de locomoção podem ter o serviço domiciliar; ação começou no dia 16 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro

Na terça (16), o Rolândia Previdência deu início a um recadastramento e Prova de Vida dos aposentados e pensionistas beneficiários do órgão – a ação será realizada até o dia 10 de dezembro. De acordo com o órgão rolandense, as pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção podem solicitar um atendimento domiciliar.

A Prova de Vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e ocorre uma vez por ano. Devem fazer a prova de vida os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano. Segundo informado pela superintendente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rolândia, Eluiza Messiano Bettega, no ano passado o procedimento não foi feito por conta da pandemia. “Mas neste ano, como já está quase todo mundo vacinado, foi possível retomar as ações. Esse cadastramento é o cumprimento de uma exigência por meio de lei federal e é muito importante por conta da atualização de banco de dados e também de segurança”, explica.

A partir do ano que vem, a Prova de Vida passará a ser realizada no mês de aniversário dos beneficiários. A medida foi publicada no mês passado e passa a valer a partir de 2022, quando o procedimento volta a ser obrigatório: se não for realizado, pode levar ao bloqueio do benefício. Quem não realizou a Prova de Vida entre novembro de 2020 e dezembro de 2021, no entanto, precisa procurar um dos canais disponíveis para regularizar a situação no início de 2022 – e não esperar até o mês de nascimento. “Por isso, é importante aproveitar esse recadastramento que estamos fazendo”, orienta Eluiza.

As pessoas que se encontram acamadas, hospitalizadas ou que tenham mais de 80 anos com dificuldade de locomoção podem solicitar a Prova de Vida domiciliar. O pedido de agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo “Meu INSS”. “No item de número sete que está no edital tem a explicação sobre esse atendimento especial e sobre sua solicitação”, ressalta a superintendente Eluiza.

O Edital completo com todas as informações do procedimento, formulários, relação de documentos e as datas agendadas para cada beneficiário estão disponíveis no link (http://transparencia.rolandia.pr.gov.br/pronimtb_fundo/). Quem precisar de mais informações sobre esse recadastramento e sobre a Prova de Vida, basta entrar em contato por meio do fone 3156-4040.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: