Cristina Pieretti é a nova procuradora; Procuradoria terá entrada de vereador para facilitar casos de homens que buscam o órgão para acordos
Na sessão da segunda-feira (21), o presidente da Câmara Municipal de Rolândia, vereador Reginaldo Silva (PSD), conduziu a cerimônia de posse da nova Procuradora da Mulher, a vereadora Cristina Pieretti (PP). Ela assume o lugar da Prof.ª Janaina Beneli (PSL), que passa a ser vice-procuradora. Ativa desde 25 de outubro de 2021, a Procuradoria da Mulher de Rolândia atende as mulheres que precisam de apoio em situações de violência e também realiza outros tipos de acolhimento na própria Câmara.
Cristina se mantém no mesmo cargo até a primeira sessão do ano de 2023, quando haverá a mudança do regimento interno. “Eu fico no cargo de procuradora até a sessão de 1º de fevereiro de 2023, pois vamos antecipar o início da sessão no novo regimento, e até lá que eu fico como procuradora”, explica Cristina.
A novidade é que agora a Procuradoria também receberá a inclusão de um homem, pois, segundo Cristina, essa foi uma orientação passada a ela por outras cidades. “Fizemos uma resolução para ter um vereador adjunto no órgão que é uma coisa que está acontecendo nas cidades que são maiores, e como a Procuradoria de Rolândia cresceu muito rápido, também tivemos casos de homens que vieram procurar a procuradoria para fazer os acordos judiciais sobre pensão, entre outras coisas. Com isso, Curitiba orientou nós fazermos a resolução do vereador adjunto que vai ser eleito agora na próxima semana”, informa.
Temporariamente o vereador Isaac Altino (PTB) vai assumir interinamente um espaço dentro do órgão, por um período de 10 dias, enquanto a advogada Soraia Inêz, vai estar ausente de suas funções dentro do legislativo e do órgão municipal. “A Doutora Soraia precisa tirar férias de 10 dias porque ela já estava no legislativo no ano passado e não tinha tirado. Então, através de uma portaria nesses 10 dias, será o vereador Isaac, que vai ficar temporariamente atendendo as mulheres vítimas de violência no lugar de Soraia”, disse Pieretti.
A Procuradora da Mulher também comentou da possibilidade de criar no município um grupo de homens, no estilo em que é feito os alcoólatras anônimos. “O homem vai em oito reuniões com o jurídico da casa, que será um homem, talvez seja o vereador Isaac, mas ainda não há uma definição. Nesse encontro vai ter uma cartilha educativa, e será feito um curso com homem que é o agressor”, explica a vereadora.
Desde do início da procuradoria até aqui um total de 15 mulheres foram atendidas pelo órgão. Em alguns casos, as situações já foram solucionadas e há também as situações em que as mulheres procuram apenas algum tipo de orientação, e são devidamente encaminhadas ou orientadas e o fato é solucionado com rapidez e não está incluso dentro desse cálculo.
Quem pode buscar ajuda e como conseguir?
O serviço da Procuradoria da Mulher é destinado às mulheres que precisam de acolhimento devido a casos de violência física, psicológica, patrimonial. Mulheres que forem vítimas de qualquer tipo de violência podem procurar a Procuradoria para orientação e encaminhamento do caso. A Procuradoria tem como objetivo acolher todas e, sobretudo, ser um ombro amigo, uma saída para essas mulheres.
As mulheres que precisarem podem procurar o órgão na Câmara de Vereadores (Duque de Caxias 288), de segunda a sexta, do meio-dia às 18 horas. Aquelas que precisarem de um apoio, mas não podem se deslocar, a Procuradora Cristina Pieretti deixa o seu contato a disposição: (43) 9. 9931-1290.