Durante cinco dias, e até o dia 28, a APAE de Rolândia promove uma série de eventos para destacar o impacto e a importância do trabalho da instituição e celebra a inclusão das pessoas com deficiência
Entre os dias 21 a 28 de agosto, a APAE de Rolândiaentra ‘de cabeça’ na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Durante esse período são realizadas uma série de atividades que refletem a importância e o impacto de seu trabalho na comunidade.
Este evento anual, celebrado desde 2017, mostra o valor e a dedicação das APAEs na promoção da cidadania plena para pessoas com deficiência e suas famílias. O tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos” busca evidenciar as conquistas e o papel crucial dessas entidades na sociedade.
“Essa Semana, que ocorre há mais de seis décadas, foi reconhecido por Lei Federal, de autoria do saudoso amigo apaeano e deputado federal Eduardo Barbosa, é um momento muito importante não só para o movimento apaeano, mas para todas as pessoas e entidades que lutam por esta causa”, afirma Eduardo Gazzi, presidente da APAE de Rolândia.
Cronograma
Na terça-feira (20), a semana especial foi iniciada com um passeio à Pousada das Alamandas, onde os alunos fizeram um piquenique. Para que não pode participar do passeio, foi organizada um piquenique no espaço interno da APAE, garantindo que todos os alunos participem da celebração.
Na quarta-feira (21), a Semana foi oficialmente aberta com a execução do Hino das APAEs, além de apresentações musicais, danças e brinquedos, patrocinados pela professora Adriana, que ocorreram na quadra da escola, reunindo todos os alunos em uma festividade.
Na quinta (22), houve a divulgação das atividades em mídias locais e uma exposição das obras no saguão da Prefeitura, destacando o trabalho artístico dos alunos. Já nesta sexta-feia (23), haverá uma entrevista sobre o tema na rádio local, dando visibilidade adicional às ações da APAE.
Na segunda-feira (26), o projeto “Simplesmente Arte” será realizado no refeitório, oferecendo uma oportunidade para que os alunos expressem sua criatividade e, na terça-feira (27), será promovida uma palestra na comunidade, em parceria com a Nanuk, para sensibilizar o público sobre a importância do apoio às pessoas com deficiência.
O encerramento da Semana ocorrerá na quarta (28), com uma ação no Calçadão, em colaboração com o serviço de proteção para a pessoa com deficiência e a Assistência Social do município.
Essa ação incluirá uma exposição dos trabalhos dos alunos da EJA e do Fundamental, com o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, além de um passeio em Florestópolis com a turma da Zilva (EJA).
“O tema desse ano é muito importante para que possamos mostrar para toda a sociedade o valoroso trabalho das APAEs e entidades coirmãs na promoção da cidadania plena das pessoas com deficiência e suas famílias. Desejo que as celebrações sejam, como sempre, maravilhosas, envolvendo as comunidades e promovendo momentos de muita alegria para todos. Vamos em frente”, enfatizou o presidente Eduardo Gazzi.