Sobre pisos e manifestações

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Sobre pisos e manifestações

EDITORIAL – Edição: 887-E – terça-feira, 13/09/22

Olá, querido leitor e cara leitora do JR

Até o final da tarde de ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) continuava a julgar a liminar que suspendeu o piso da enfermagem. O placar estava 5 a 3 para se manter a suspensão de 60 dias dada pelo ministro Luís Roberto Barroso. Enquanto os ministros Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Carmén Lúcia acompanharam o relator, Luís Roberto Barroso, e defenderam a suspensão, André Mendonça, Nunes Marques e Edson Fachin se posicionaram contra a decisão. Este último manifestou a divergência no início da tarde na segunda-feira (12). O STF é composto por 11 ministros, então falta apenas 1 voto para que a suspensão fique mantida.


Esse julgamento, da liminar da suspensão e não do piso, ocorre no plenário virtual da Corte desde a sexta-feira (9) e segue até a próxima sexta (16), data-limite para os ministros mudarem de voto, pedirem vista ou apresentarem pedido de destaque, medida que leva o caso para o plenário presencial e reinicia o placar de votação.


Em Rolândia (foto), como em muitas cidades do Brasil, houve protesto e manifestações da classe contra a liminar do Barroso. Os manifestantes, enfermeiros, técnicos em enfermagem, parteiras e auxiliares aguardam pelo resultado do julgamento e podem até iniciar uma greve. Barroso atendeu a um pedido feito pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que alega riscos à empregabilidade e ao sistema de saúde por conta do incremento de despesas necessário à garantia do novo piso.


O piso nacional da enfermagem entrou em vigor no mês passado por meio da Lei nº 14.434/2022, que prevê um salário mínimo de R$ 4.750 para enfermeiros, 70% desse valor para técnicos e 50% para parteiras e auxiliares de enfermagem. Além disso, a previsão de uma lei federal para estipular o piso do segmento foi inserida na Constituição Federal, especificamente por meio da Emenda Constitucional 124, promulgada pelo Congresso Nacional em julho deste ano.

Uma boa leitura!

Josiane Rodrigues – editora

José Eduardo – editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

Rolândia: lojas abrem no feriado para atender pais

Lojas conveniadas trabalham nesta quarta-feira (28), aniversário do município, para que pais possam comprar uniformes pelo ‘Bora Estudar!’ As lojas de confecções conveniadas ao programa

Cotidiano

Ibiporã abre concurso público

Edital prevê nove vagas imediatas e cadastro reserva em diferentes áreas A Prefeitura de Ibiporã publicou edital de concurso público para o preenchimento de nove