TRF5: rolandense é juiz federal em Recife

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. TRF5: rolandense é juiz...

Sérgio Caetano Conte Filho está entre os 14 juízes federais empossados pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede na capital pernambucana

Sérgio em dois momentos durante a cerimônia de posse

As famílias Scomparim e Conte comemoram a posse do jovem rolandense Sérgio Caetano Conte Filho, aos 36 anos, como juiz federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede em Recife (PE). Filho de Sérgio Conte e de Marisa Scomparim, o jovem já possui uma carreira brilhante no judiciário é rolandense e encerra, assim, a carreira de defensor público federal. Sérgio foi empossado, com mais 13 juízes, pelo TRF5 na quarta-feira (28), justamente no dia em que Rolândia completou 82 anos de emancipação política.
Sergio Caetano Conte Filho é ex-servidor da Justiça Federal de Campo Mourão (PR) e passa a integrar a magistratura federal em uma das regiões mais estratégicas do Judiciário brasileiro. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Corte e contou com a presença de magistrados, autoridades, familiares e servidores. O ato marca oficialmente o ingresso dos novos juízes na jurisdição da 5ª Região da Justiça Federal, responsável pelos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Trajetória
Apesar da idade relativamente jovem para os padrões da magistratura federal, Sergio Caetano Conte Filho acumula uma trajetória sólida no serviço público. Ele iniciou sua carreira como servidor da Justiça Federal em Campo Mourão, onde atuou por vários anos, adquirindo experiência direta no funcionamento interno do Judiciário, no trâmite processual e na rotina forense.
Posteriormente, foi aprovado em concurso público para a Defensoria Pública da União (DPU), passando a exercer a função de Defensor Público Federal. Nesse cargo, atuou na defesa de direitos fundamentais e no acesso à Justiça de cidadãos em situação de vulnerabilidade, experiência que ampliou sua visão prática sobre os impactos sociais das decisões judiciais. Para exaltar a trajetória dos novos juízes e juízas substitutos, o desembargador federal Fernando Braga, que presidiu a Comissão do Concurso, citou um pensamento do escritor João Cabral de Melo Neto: “O mar não nasce feito, começa quase nada, um fio, uma intenção, e vai ser tornando rio aos poucos”.

Curso de Formação
Após a nomeação, o grupo realizará o Curso Oficial de Formação Inicial, que terá 564 horas, iniciando em 29 de janeiro e terminando em 26 de maio. A lotação de cada magistrado será definida após a conclusão do curso de formação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

Sobre aniversários, polêmicas e shows

Editorial – Edição: 1049 – sexta-feira, 30/01/26 Caro leitor e cara leitora A pauta principal deste editorial, como não poderia deixar de ser, é o

Cotidiano

Rolândia: lojas abrem no feriado para atender pais

Lojas conveniadas trabalham nesta quarta-feira (28), aniversário do município, para que pais possam comprar uniformes pelo ‘Bora Estudar!’ As lojas de confecções conveniadas ao programa